11 de Julho de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Tiveram início as obras de reabilitação do Bairro Gulbenkian
Intervenção no espaço público decorre no âmbito do PEDU
Tiveram inicio na última semana de maio, as obras de reabilitação dos espaços públicos do Bairro Calouste Gulbenkian, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Esta ação inclui para além do tratamento dos espaços públicos envolventes aos edifícios do Bairro, a criação de uma ligação pedonal ao Pavilhão Municipal, numa lógica de dotar este aglomerado de melhores condições ambientais, de conforto e de mobilidade.

A reabilitação dos diversos espaços públicos deste Bairro, que atualmente se encontram degradados e ocupados indevidamente e de forma anárquica, prevê o reordenamento da circulação viária e das áreas de estacionamento, a beneficiação dos diversos percursos pedonais existentes (passeios e zonas de estadia), redimensionando-os e eliminando sempre que possível, barreiras arquitetónicas, com o objetivo de melhorar as acessibilidades, sobretudo dos peões com mobilidade condicionada.

Contempla ainda a melhoria da rede de iluminação pública existente, a criação de uma zona de estadia e de lazer dotada de equipamentos de fitness, mesas, bancos, papeleiras e um espaço lúdico infantil e a reabilitação das zonas verdes existentes através do seu redimensionamento e da renovação do seu coberto vegetal.

O acesso pedonal ao Pavilhão Municipal irá desenvolver-se numa extensão aproximada de 305m, e vai permitir a ligação entre o Bairro Calouste Gulbenkian, o Complexo Desportivo do Sport Alenquer e Benfica (adjacente a este bairro) e o Pavilhão Municipal, dando acesso direto às bolsas de estacionamento existentes neste local.

O Bairro Calouste Gulbenkian situa-se em Paredes, Alenquer, e foi construído em finais da década de 1960, no âmbito do plano de realojamento das famílias atingidas pelas inundações de novembro de 1967. É constituído por edifícios multifamiliares em banda de três pisos, num total de 36 habitações.

A obra tem um prazo de execução de 180 dias, devendo ficar concluída no próximo mês de novembro.
02-06-2020 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação