22 de Maio de 2019
Se eu fosse autarca
Jovens debatem realidade local em assembleia municipal
As crianças debateram temas da actualidade local
+ Fotos
O pelouro da educação da Câmara Municipal de Alenquer promoveu, através do Gabinete de Apoio às Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos, o concurso escolar Se eu fosse Autarca.

Tendo como destinatários os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Carregado, de Abrigada, de Pêro de Alenquer e de Aldeia Gavinha/Merceana, este evento pretendeu, pelo segundo ano consecutivo, transmitir aos mais novos os valores da democracia e as responsabilidades dos representantes do poder local.

O concurso culminou com a apresentação dos trabalhos premiados numa assembleia municipal jovem, onde estiveram presentes os membros do executivo municipal, o presidente da assembleia municipal, os deputados municipais e os presidentes das juntas de freguesia.

No decorrer da assembleia, os alunos, que demonstraram estar muito bem informados, e os autarcas trocaram e debateram ideias sobre os grandes temas da actualidade local. No entanto, o grande enfoque incidiu em aspectos relacionados com a educação e com a promoção da qualidade de vida.

Os três primeiros classificados por agrupamento de escolas nos temas a concurso – Se eu fosse Autarca na Câmara Municipal, Se eu fosse Autarca na minha Junta de Freguesia e Se eu fosse Autarca na Assembleia Municipal – assumirão o papel de verdadeiros autarcas por um dia, acompanhando o presidente da Câmara, os vereadores e os presidentes das juntas de freguesia no exercício das suas funções.
15-06-2007 Fonte: CMA