22 de Maio de 2019
Comissão de Acompanhamento efectuou visita ao aterro da Ota
Tratamento de resíduos industriais banais
No dia 2 de Outubro a Comissão de Acompanhamento da Actividade do Aterro de Resíduos Industriais Banais (RIB) efectuou a primeira visita da fase de exploração do ProRESI, o 6.º aterro do país, e único do distrito de Lisboa, que se situa no lugar de Porto dos Touros, na Ota.

Depois de efectuadas várias visitas ao local, ainda na fase de construção deste aterro de resíduos industriais não perigosos, a comissão desta vez deslocou-se ao local para perceber o circuito de funcionamento da infra-estrutura.
   Tendo como objectivo informar a população acerca da actividade do ProRESI e acompanhar o seu funcionamento, assim como o plano de monitorização, esta comissão, que foi criada após uma deliberação tomada na reunião camarária de 18 de Setembro de 2006, é constituída pelos seguintes elementos: um representante da câmara municipal (vereador Jorge Riso) e engenheira do Ambiente Carla Gambôa, um representante da Junta de Freguesia de Ota (presidente Rui Branco), um representante da Assembleia de Freguesia da Ota (António Marçal), um representante da assembleia municipal (Nuno Inácio), um representante da Alambi (Francisco Henriques) e um representante do Ministério do Ambiente, mais concretamente da CCDR-LVT (Américo Iria).
   O aterro de Alenquer destina-se exclusivamente à deposição de RIB, estando dimensionado para receber cerca de 50.000 toneladas/ano, tendo uma capacidade total de 750.000 toneladas.
   As indústrias locais e na área de influência do aterro são as principais beneficiárias da construção desta infraestrutura, tendo em conta que o produtor de resíduos é responsável pela sua gestão até destino final, que tem de ser adequada à tipologia de resíduo produzido.

Para mais informações, contactos e horário de funcionamento do aterro da Ota, clique aqui
03-10-2008 Fonte: CMA