22 de Maio de 2019
Cerimónias e atividades desportivas e culturais assinalaram 40 anos da revolução
Comemorações do 25 de Abril em Alenquer
No dia 25 de Abril comemoraram-se os 40 anos da revolução, com eventos que se distribuíram por três pontos do município: paços do concelho, Parque Vaz Monteiro e Romeira.

Nos paços do concelho, as comemorações tiveram início com a alvorada, o hastear das bandeiras com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer e com a partida do grupo motard “Tigres da Estrada” para passeio.
Ainda durante a manhã decorreu a cerimónia de entrega de galardões municipais, precedida de um discurso do presidente da assembleia municipal, José Henrique Lourenço, assim como pela leitura dos laudatórios. Foram distinguidos com a medalha de mérito municipal - grau ouro o Agrupamento de Escolas Damião de GoesFernando Rodrigues e Joaquim PedroJorge Catarino recebeu a medalha de mérito desportivo do município - grau prata. Coube ao presidente da câmara, Pedro Folgado, o encerramento.

Em simultâneo, no Parque Vaz Monteiro, tinham lugar diversas atividades ao ar livre: os utentes da Universidade da Terceira Idade de Alenquer iniciavam uma caminhada, decorria uma participação desportiva de judo, taekwondo, basquetebol e zumba e tinha lugar a primeira edição da Corrida da Liberdade (parceria com a União das Freguesias de Alenquer) para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, cuja partida se deu no Largo do Espírito Santo.
Após o almoço na Romeira, a mini banda da SUMA abria o rol de atuações que se prolongaram pela tarde: primeiro do Rancho Folclórico de Alenquer (adulto e infantil) e, a seguir, do conceito “Da Resistência à Liberdade”, com a participação do Grupo Coral Vozes Maduras de Cabanas de Chão, do Grupo Cantar D’Amigos de Ota, do Grupo de Cantares da Vida Ativa e da Banda da Sociedade Filarmónica União e Progressos de Abrigada. Em conjunto, o final da atuação do referido conceito seria com a interpretação das “Canções Heróicas”, de Lopes Graça e “Abril Hoje e Sempre”.
As comemorações terminariam com demonstrações de fit dance, da Sociedade Recreativa de Cheganças, e zumba, da Sociedade Recreativa do Camarnal.

Até ao final do mês de maio, no átrio dos paços do concelho, decorre a exposição “Alenquer, 25 de abril de 1974, uma visão sobre a revolução”.
02-05-2014 Fonte: CMA