22 de Maio de 2019
Atribuição de galardões municipais e doação de uma taça ao município pela família Lains
Cerimónias decorreram no feriado municipal
No dia 5 de maio, quinta-feira da Ascensão, decorreram, no salão nobre dos paços do concelho, as cerimónias de atribuição de galardões municipais e a entrega, ao município, de uma taça oferecida pelo rei D. Manuel II à família Laíns.

A Jorge Manuel da Cunha Mendes Riso e D. Nuno Pedro Francisco Xavier de Siqueira foram atribuídas as medalhas de mérito municipal – grau ouro pelos cargos que exerceram na Câmara Municipal de Alenquer. O primeiro foi vereador de 2002 a 2005, vice-presidente de 2005 a 2009 e presidente de 2009 a 2013; o segundo foi presidente no período de 18 de maio de 1962 a 21 de abril de 1967. Horácio Pereira Corado, Joaquim Casimiro Sousa Correia (a título póstumo) e José Hermínio receberam as medalhas de mérito municipal – grau prata. A João Paulo Martins Santana, José Manuel Cortes Monraia e Leonel Carmo Pedro coube o título de cidadão honorário do município de Alenquer (ver justificações – proposta n.º 60-P/2016).

À parte desta cerimónia, a autarquia recebeu, das mãos da família Laíns, uma taça em prata ofertada pelo Rei D. Manuel II, na posse, desde 1908, dos descendentes de Manuel António Laíns, que se dedicou à produção e exportação de uva de mesa (saber mais). Frisando o seus significado - "materializa a obra de uma família, a qual não pode nem deve ser olvidada pelos seus conterrâneos" - o presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, agradeceu aos descendentes: "Esta ação é reveladora do vosso espírito esclarecido e humanista".

12-05-2016 Fonte: CMA