3 de Dezembro de 2021
Alenquer recebe mais um "Med On Tour”
Estudantes de medicina da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas realizaram rastreios nas várias freguesias do concelho.

O projeto "Med On Tour" regressou ao concelho de Alenquer.

Criado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina – NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), o projeto tem como objetivo auxiliar na identificação de indicadores de risco, associados a patologias silenciosas.

No fim de semana de 20 e 21 de novembro, 20 estudantes de medicina realizaram rastreios gratuitos nas várias freguesias do concelho.

Índice de massa corporal, hipertensão arterial e diabetes foram os indicadores rastreados, por estarem normalmente associados às chamadas patologias silenciosas, isto é, doenças que podem evoluir para um quadro clínico mais grave quando não são sinalizadas atempadamente.

A Câmara Municipal de Alenquer associou-se pelo terceiro ano consecutivo, por considerar a Saúde no concelho um tema prioritário e também para reforçar a imagem do município no seio da comunidade, viabilizando a potencial vinda destes médicos no futuro.

“Este projeto é importante para nós, porque as pessoas vão beneficiar dos vossos conhecimentos, no sentido de poder ajudá-las na deteção de problemas que possam ter. Para vós também é interessante, porque colhem uma experiência única no terreno. Espero que um dia voltem, já com o diploma na mão e que prestem os vossos serviços nas nossas unidades de saúde. Serão sempre bem-vindos”, sublinhou Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, aquando da assinatura do protocolo, a 19 de novembro.

O edil voltou a reforçar que a falta de médicos “é um problema grave e que carece de soluções urgentíssimas”, lembrando, contudo, que se trata de uma “competência do Estado”, com o qual o município está disponível a colaborar.

“Aquando da descentralização de competências, fomos um dos primeiros municípios a aceitar, porque acreditamos que podemos estar mais próximos dos serviços de saúde. Estamos sempre disponíveis para ajudar no setor da Saúde, sempre que nos for solicitado, mas de facto precisamos de ajuda na questão dos médicos. Temos tentado interceder junto do Estado, porque é urgentíssimo pensar em soluções para colmatar este problema. Temos feito o nosso trabalho, tanto a nível de infraestruturas, equipamentos ou melhoramentos. A colocação de médicos é que é uma parte que é paralela a nós.”

Paulo Franco, vereador com a pasta da Saúde, partilhou a mesma vontade de ver estes futuros médicos fixarem-se no concelho e destacou a importância desta parceria com a AEFCM.

“A nossa parceria vem desde 2018. Não foi possível repetir em 2020, mas fizemos um projeto muito interessante, que denominámos de “companhia à distância”. Com a pandemia, muitas das IPSS com valência de Centro de Dia fecharam, obrigando muitos idosos a regressar a casa, alguns vivendo na solidão. Com base nisso, os vossos colegas prestaram estes cuidados por telefone, o que foi muito interessante."

O concelho de Alenquer é preocupado e quer ser parceiro na Saúde e vosso parceiro quando, daqui a algum tempo, ao escolherem o local, possam querer vir para cá.”

Os jovens estudantes de medicina tiveram oportunidade de promover também um workshop sobre Educação Sexual no Agrupamento de Escolas Damião de Goes. A parceria contempla ainda a redação de artigos para jornais, numa rúbrica chamada “Saúde e Palavras”.
25-11-2021
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados