12 de Dezembro de 2019
Venha viver o espírito de Natal no único e verdadeiro Presépio de Portugal
ALENQUER, PRESÉPIO DE PORTUGAL 2019
A cerimónia de iluminação do Presépio Monumental na encosta da Vila Presépio, este ano a 30 de novembro, marca como é tradição o início da quadra Natalícia no concelho de Alenquer. O Roteiro do Pintar e Cantar dos Reis, na madrugada de 5 para 6 de janeiro, encerra as festividades de Natal.

A anteceder a iluminação do Presépio, um espetáculo pirotécnico e musical promete voltar a trazer dezenas de milhar de visitantes a Alenquer, atraídos pelo belíssimo enquadramento da encosta onde desde 1968 são colocadas as figuras da natividade.

Também a partir de 30 de novembro, o Parque Urbano da Romeira cede lugar ao Parque Temático de Natal, com muitas propostas irresistíveis para toda a família.

O espaço exterior do Parque de Natal ganha este ano uma nova atração, com uma tenda de Circo com espetáculos regulares até 30 de dezembro lado a lado com os espetáculos diários de teatro infantil. Conta ainda, à semelhança das edições anteriores, com Pista e Rampa de Gelo, a Quinta do Pai Natal, repleta dos seus animais preferidos e um recinto de jogos tradicionais.

Nos pavilhões do Parque vai estar patente uma exposição de presépios do Mundo e um enorme mercado de presépios associado a um enorme presépio cenográfico com mais de 150 m2 que é uma surpresa a cada ano que passa.

No Espaço Romeira estará instalado um Espaço Infantil com insufláveis, trampolins, jogos, brinquedos, e pinturas faciais. Para chegar à Fábrica e Casa do Pai Natal é necessário atravessar um bosque encantado, com elfos e duendes a assegurar que nenhum visitante se perde pelos trilhos.
Na Casa da Avó, há atividades para famílias, histórias para contar e os já famosos Sarapicos de Natal, deliciosas bolachas sempre a sair do forno confecionadas pelos próprios visitantes segundo a receita da Avó.

No Fórum Romeira, poderá também encontrar uma Mercearia de Natal, com os vinhos e as iguarias do concelho e da região, complementada com um mercado de Natal ao ar livre, instalado bem no centro da vila de Alenquer, sendo os locais ideais para encontrar aquela prenda personalizada e típica da região.

Ainda na vila de Alenquer vai surgir a oportunidade para todos percorrerem um percurso temático, encosta acima, desde o rio ao coração do Presépio Monumental, numa verdadeira viagem ao tempo passado cheia de história, luz e som!

Pelo décimo ano consecutivo, o município de Alenquer, promove o Concurso de Presépios, incentivando comerciantes, instituições e munícipes a construir um presépio e a colocá-lo nas montras e jardins, trazendo outro brilho e cor às localidades do concelho. O município organiza pelo segundo ano consecutivo um roteiro/excursão, proporcionando uma oportunidade a todos para visitarem os presépios a concurso.

As visitas guiadas ao Monumental Presépio de Alenquer, são gratuitas e decorrem este ano a 8 e 15 de dezembro. Os visitantes terão oportunidade de ouvir como nasceu este Presépio, que fascina todos aqueles que da estrada nacional, disfrutam de uma vista privilegiada sobre a encosta que o recebe todas as quadras de Natal há mais de meio século.

O lançamento de mais uma edição de Lugares e Palavras de Natal no museu João Mário, o concerto de Gala da SUMA, o teatro com “Um Conto de Natal no Palácio Municipal”, nos Paços do Concelho, Concertos Corais de Natal em Igrejas das Paróquias de Alenquer, a Festa dos Loucos Anos 80, Concerto de Ano Novo e a Bagageira Sunset, são outras das propostas durante o mês de dezembro.

A ligar todas estas atividades, um Comboio de Natal vai percorrer as principais artérias da vila, muito bem iluminadas e ao som de música natalícia, para que possa ver tudo o que temos para oferecer sem precisar de utilizar o automóvel.

Em Alenquer como é tradição, apesar do Parque Temático de Natal encerrar a 30 de dezembro, a quadra só termina com o Pintar dos Reis, na madrugada de 5 para 6 de janeiro, no cumprimento de uma tradição candidata a Património Cultural Imaterial.

À semelhança dos últimos anos, o município proporciona a oportunidade de viver ou reviver “O Pintar e Cantar dos Reis no Concelho de Alenquer”, com um roteiro pelas aldeias de Alenquer onde se mantém esta tradição ancestral.

As inscrições nos roteiros e visitas guiadas ao Presépio são gratuitas mas obrigatórias e podem ser efetuadas através do Formulário On-Line (clique para aceder ao ficheiro).

A partir de 30 de novembro venha viver o Espírito de Natal, no único e verdadeiro Presépio de Portugal e descobrir tudo o que temos para lhe oferecer.
26-11-2019 Fonte: CMA