23 de Maio de 2019
Apresentação pública dos projetos vencedores a 20 de novembro
Orçamento Participativo de Alenquer 2015
No dia 20 de novembro, às 18h00, serão apresentados, no salão nobre dos paços do concelho, os projetos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo de Alenquer (OPA). A sua divulgação e incorporação no orçamento municipal para 2016 representam o culminar de um ciclo de cinco fases que se prolongaram por este ano.

Os projetos a divulgar na cerimónia foram selecionados por ordem decrescente de votação até ao preenchimento da dotação definida para o Orçamento Participativo – 500 mil euros. A quinta e última fase contempla também a sua incorporação no orçamento municipal do ano seguinte para aprovação pela câmara e assembleia municipais. Uma vez autorizados, seguir-se-á a execução orçamental que termina com a sua entrega à população.
Na fase anterior, a quarta, 26 propostas tinham sido objeto de votação durante os meses de outubro e novembro, com cada participante a ter direito à escolha de dois. As mesmas tinham sido alvo de uma análise técnica, realizada na terceira fase do ciclo.

A segunda edição do OPA iniciou-se em janeiro. Nesta primeira fase, que durou até abril, foi avaliado o ano anterior, preparado o novo ciclo e aprovada a verba a afetar. A recolha das propostas (segunda fase) decorreu até junho e incluiu a divulgação do OPA, assim como a participação dos cidadãos quer pela internet, quer através das sessões públicas que se realizaram nas freguesias.

O OPA é um processo de participação direta das pessoas na gestão do município através da disponibilização anual de parte do orçamento autárquico para ser aplicada segundo as propostas apresentadas e escolhidas pelos cidadãos. Conhecido o montante estipulado para cada ano, as pessoas avançam e debatem propostas, decidindo quais as prioritárias. O executivo compromete-se a pô-las em prática.

17-11-2015 Fonte: C