24 de Maio de 2019
Festas do Espírito Santo: uma tradição alenquerense
Festas do Império do Divino Espírito Santo
Em Alenquer, ao branco das casas junta-se, no Domingo de Pentecostes, o vermelho das colchas às janelas. Os pingos de chuva durante a missa e nos primeiros minutos da procissão não demoveram as pessoas, que engrossaram o cortejo à medida que foi progredindo.

A Igreja de São Francisco encheu, como é costume no último dia das Festas. Foram crismadas cerca de 70 pessoas. A presidir à cerimónia o Bispo Auxiliar de Lisboa. Mais tarde, durante o sermão, já no largo do Espírito Santo, D. Joaquim Mendes escolheu falar na história do culto em Alenquer e na sua expansão a partir da vila, valorizando a tradição. À sua frente, os muitos fiéis não deixavam ver o chão.

A procissão saiu perto das cinco da tarde e com ela foi despertando o sol. Ouviam-se tocar duas gaitas de foles e um tambor na frente, a banda da Sociedade União Musical Alenquerense para o fim. Entre eles, iam os representantes de cada uma das 16 freguesias, que levavam pão e vinho para o bodo, escuteiros e escoteiros, elementos de várias confrarias, estandartes ao alto, as crianças que transportavam os símbolos do Espírito Santo e a réplica da espada de D. Dinis, representantes do clero sob o pálio e autarcas do concelho.

Uma hora depois a procissão chegava ao destino. Alimentada a alma, era tempo de sopa de carne, pão, tremoços e vinho. Serviram-se mais de mil sopas num bodo que regressou ao espaço original, com o enquadramento urbano e arquitetónico da Arcada a dar-lhe uma graça especial. Cozinhava-se nesse edifício a carne a servir no bodo por alturas do princípio das Festas, no século XIV. Uma charanga, divertida, fazia bater o pé e uma feirinha de produtos trazidos pelas juntas de freguesia ligadas ao culto acrescentava razões para participar.
Na noite anterior, a Festa da Luz, procissão silenciosa, tinha arrancado daquele local, como sempre de uma beleza impressionante.
23-05-2013 Fonte: CMA