22 de Maio de 2019
Passeio Pedestre
Serra de Montejunto
+ Fotos
A entrada no verde, a paisagem que nos cobre o olhar e nos descansa perante as terras calmas da serra. Sem dúvida, o percurso que conduziu e convenceu os participantes no passado dia 17 de Março e lhes propôs uma distância de 25 km pelas imediações de Montejunto.

O ponto de encontro, no Largo dos Bombeiros, foi às 8h30. A visita começa nas Eiras (Abrigada) em direcção aos Casais da Pedreira, cruzando as terras baixas do sopé.

O percurso de 25 km de declives acentuados e piso muito irregular segue pelos Mogos até ao Carreiro da Senhora. Um desafio para cerca de 100 caminhantes que enfrentaram, cada um a seu ritmo, trilhos exigentes.

O passeio apresenta entre os 6 e os 14 Km a maior dificuldade. A subida mostra planaltos e vales até entrar no Carreiro dos Esses, sempre com pequenas flores a acompanhar todo o percurso de montanha.

Na primeira paragem de reabastecimento, a organização assegurou que os pedestrianistas não corriam riscos de desidratação. Um saquinho com uma maçã e uma garrafa de água ajudou a que se voltasse a contemplar os campos sempre com pequenas flores a acompanhar.

Cerca de quatro horas passadas, vêem-se as penhas do Relvio e sente-se o Atlântico a refrescar livremente na altitude. A descida até ao Vale da Salvé Rainha ao encontro de pedras cobertas de musgo e, novamente, um trilhar de declive acentuado até à penha do Meio-Dia.

Ao chegar à Quinta da Serra impôs-se uma pausa para um segundo reabastecimento e para a neutralização, onde quem quisesse podia terminar a sua participação. Com 15km já percorridos, muitos foram os que persistiram e teimaram numa descida pelos antigos trilhos de gelo, deixando a Serra, cada vez mais, para atrás.

O percurso pedestre termina com um lanche para recuperar forças no edifício do corpo de Bombeiros Voluntários de Alenquer, na secção de Abrigada.

Organização da Câmara Municipal de Alenquer (pelouro do ambiente) – Casa da Serra e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alenquer – secção de Abrigada, Clube de Actividades de Ar Livre, Interaves e Junta de Freguesia de Abrigada.

20-03-2007 Fonte: CMA