18 de Julho de 2019
Execução da Via de Cintura de Alenquer
Obras de construção da Via de Cintura de Alenquer
+ Fotos
Já estão a decorrer as obras de execução da Via de Cintura de Alenquer, um empreendimento que pretende estabelecer uma nova ligação rodoviária cujo objectivo é o de articulação de toda a rede viária envolvente à vila de Alenquer.

O traçado inclui dois arruamentos: um denominado “Via de Cintura de Alenquer (VCA)” e o outro “Alargamento do IC2”. O primeiro arruamento terá uma extensão aproximada de 2500 metros e orientação noroeste/este; o segundo uma extensão de cerca de 940 metros e orientação noroeste/sudeste.
   A Via de Cintura de Alenquer, com carácter urbano e a funcionar como uma circular sul a Alenquer e Paredes, desenvolve-se em terrenos agrícolas, desde a zona da Quinta do Brandão até cerca do quilómetro 33.4 do IC2. Nesse local preconiza-se a construção de uma rotunda para estabelecer a ligação entre as duas vias. Está prevista a construção de seis rotundas, sendo quatro ao longo da nova via – VCA, uma a estabelecer a sua ligação com o IC2 e outra a cerca do quilómetro 32.5 do IC2, na zona de ligação desta via com a A1, acesso ao Banco de Portugal e Carregado.
   A segunda intervenção consiste no alargamento do actual IC2 (EN1), através do qual se estabelece a ligação rodoviária entre Alenquer, a A1 – Auto-Estrada Lisboa / Porto – e o Carregado.
   O projecto foi desenvolvido no sentido da obtenção de uma solução que vise a satisfação dos requisitos técnicos, funcionais e de segurança ambiental próprios de uma ligação rodoviária urbana.
31-08-2009 Fonte: CMA