17 de Outubro de 2018
Vítor Santos um dos nomes maiores do jornalismo português do século XX
Complexo das Piscinas Municipais recebeu o nome do jornalista alenquerense em 1995
Sabe quem foi Vitor Santos, a personalidade que dá nome ao Complexo de Piscinas Municipais de Alenquer? Jornalista desportivo, nascido em Alenquer na freguesia de Triana em 1923, Vítor Gonçalves Santos não foi fundador do jornal “A Bola”, mas é consensual que foi o seu trabalho enquanto chefe de redação que lhe deu dimensão e prestigio nacionais.

Rezam as crónicas que a 1 de novembro de 1950 entrou para a redação do então bissemanário desportivo, e cinco dias depois escreve o seu primeiro artigo, a crónica do jogo Benfica-Oriental.

A atividade de jornalista não o impediria de se matricular no Instituto Superior de Agronomia, mas acabaria por abandonar o curso já no 3º ano, quando a 1 de outubro de 1954 é promovido a redator, tendo como colegas de redação Carlos Pinhão, Aurélio Márcio e Silva Resende.

Rapidamente ascende a chefe de redação pela mão do próprio fundador do jornal, Cândido de Oliveira, que reconhece no jovem as qualidades de um grande jornalista.

Essas mesmas qualidades seriam também reconhecidas pelas mais altas instâncias, culminando em 1986 com a atribuição pelo Presidente da República da Medalha de Mérito Desportivo, e em 1990 com a Comenda da Ordem do Infante, já no final da sua vida. Foi também distinguido com a Bola de Ouro, troféu que tem o apoio cultural da FIFA e que distingue os principais nomes do jornalismo.

Victor Santos distinguiu-se ainda enquanto membro fundador do CNID – Clube Nacional de Imprensa Desportiva, tendo sido o primeiro presidente do conselho fiscal em 1966.

O CNID atribui anualmente prémios que distinguem jornalistas e atletas na área do desporto, tendo atribuído o nome de Victor Santos ao prémio que distingue uma jovem promessa da imprensa escrita desportiva. Patrocina ainda uma Taça de Desporto Escolar de âmbito nacional.

O jornalista alenquerense faleceu a 21 de dezembro de 1990, aos 67 anos de idade, e apenas cinco dias após a sua morte o município de Lisboa deliberaria em sessão de Câmara atribuir-lhe o nome de uma rua no Lumiar.  A cerimónia teria lugar a 15 de março, com grande destaque na imprensa, sobretudo do jornal “A Bola” saudosa do seu “chefe” como carinhosamente o tratava no titulo da capa.

Vítor Santos seria ainda homenageado pela sua terra natal, que a 30 de junho de 1995 descerrava a placa do Complexo Municipal Vítor Santos.

11-07-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados