11 de Agosto de 2020
Programa Conciliação e Igualdade de Género
Oeste + Igual
Oeste + Igual: A OesteCIM é entidade promotora de projeto-piloto Europeu para a implementação de políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal

Aprovado no âmbito do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” do EEA Grants 2014-2021, o projeto-piloto pretende desenvolver e implementar políticas eficazes e instrumentos nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, nos 12 municípios da OesteCIM, em parceria com o Centre for Gender and Equality (Noruega).

O Projeto irá contribuir para a participação cívica e política das mulheres, através de promoção da igualdade entre mulheres e homens a nível local e regional pela partilha de experiências e de boas práticas de conciliação e igualdade de género já testadas na Noruega.

Está ainda prevista a elaboração de um diagnóstico intermunicipal da Região do Oeste para a Conciliação e Igualdade de Género, a formação de executivos e técnicos municipais sobre as medidas a implementar e a criação do Observatório do Oeste para a Conciliação e Igualdade de Género como um polo agregador do conhecimento regional sobre as políticas de Conciliação e Igualdade de Género.

O Projeto aprovado tem um orçamento global de 249.858€ para os vinte e cinco meses da sua execução.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

10-07-2020 Fonte: Oeste-CIM