21 de Janeiro de 2019
Começaram as Festas do Império do Divino Espírito Santo
O Espírito sopra onde quer
As insígnias
A entronização da coroa e da bandeira, insígnias das festas, decorreu na missa solene da Páscoa, na Igreja de São Francisco, em Alenquer. Nave cheia de gente e de vozes, bom prenúncio para os restantes 49 dias das festas.

Em 2012 firma-se a descentralização das festas. Juntam-se-lhe o trabalho e devoção dos paroquianos de Aldeia Galega da Merceana – já no próximo domingo, a partir das 15h30, com missa, procissão e bodo -, Atalaia, Pereiro, Aldeia Gavinha e Ota. Estas Festas da Solidariedade dão especial significado ao lema “o Espírito sopra onde quer” e levam o encanto e o ideal de partilha que enleia as celebrações do Espirito Santo a passear pelo concelho, revitalizando tradições de muitos séculos naqueles lugares.
09-04-2012 Fonte: CMA