18 de Agosto de 2018
Escola Secundária Damião de Goes acolhe seminário
Projeto Cidadania Empreendedora
A Escola Secundária Damião de Goes, em Alenquer, recebeu no dia 5 de novembro uma sessão do projeto Cidadania Empreendedora, que tem como objetivo a realização de vários seminários municipais e/ou intermunicipais para uma discussão nacional sobre cidadania, empreendedorismo e criatividade. Promovido pela Fundação Bracara Augusta, teve início em junho deste ano e já percorreu quatro distritos.

Na primeira parte do seminário, que incidiu sobre a temática Educação para o Empreendedorismo e Resultados de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, estiveram representantes da direção dos agrupamentos de escolas do concelho, o chefe do Agrupamento de Escuteiros 513 de Alenquer, o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado e a chefe da Divisão do Potencial Humano e Local, Tânia Esteves e Fernando Barata, professor.

Durante a sessão de abertura, Pedro Folgado referiu que estas ações são “muito importantes para o concelho e fazem parte de um caminho que os vários intervenientes terão de percorrer em conjunto, envolvendo decisores políticos, dirigentes de associações juvenis, diretores de agrupamentos de escolas e outros interessados nas áreas do empreendedorismo, da criatividade e do trabalho com jovens”. Esperando que "este tipo de iniciativas permita o estabelecimento de parcerias e a partilha de conhecimentos e sinergias com vista à implementação de projetos inovadores e empreendedores em Alenquer", assegurou que “a câmara municipal será sempre um parceiro com o qual poderão contar”.
Adiantou ainda que a autarquia está a trabalhar no sentido de “proporcionar condições para que os jovens alenquerenses realizem estágios profissionais no estrangeiro, através dos programas de intercâmbio no âmbito da Agência Nacional de Aprendizagem ao Longo da Vida e de criar um espaço de Co-work/Startup de Empresas, de modo a que os empreendedores do concelho possam usufruir de um conjunto de valências que sejam uma oportunidade de valorização profissional e de criação de microempresas”.

Elisabete Faria, facilitadora do departamento educativo da Fundação Bracara Augusta, falou sobre o processo de candidatura iniciado pela Câmara Municipal de Braga em janeiro de 2010, junto do Fórum Europeu da Juventude, para a organização da Capital Europeia da Juventude (CEJ) em 2012. Apresentou também os seus resultados, nomeadamente as três estruturas que nasceram na cidade e que servirão não só os jovens de Braga, mas também de todo o país e da Europa: Edifício GNRation, Centro Euro-Atlântico de Juventude e Loja Europa Jovem.

A facilitadora da Betweien – Academia do Empreendedor, Ivânia Alexandre, que colaborou com a Fundação Bracara Augusta na dinamização de atividades durante a CEJ Braga, deu a conhecer o trabalho desta empresa, que desenvolve atividades na área da consultoria, gestão de projetos, animação socio/cultural e promoção do empreendedorismo. Apresentou o projeto Academia de Empreendedorismo, a pensar na valorização e crescimento desde o pré-escolar até ao ensino secundário e que pretende proporcionar momentos suscetíveis de desenvolver competências empreendedoras, preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho assim como alertá-los para aspetos essenciais da vida quotidiana.

A sessão de dinâmica de educação não formal com jovens reservada para a segunda parte, proporcionada pelo projeto de celebração do Ano Europeu dos Cidadãos, foi dinamizada pela Loja Europa Jovem e Betweinen, tendo contado com cerca de três dezenas de alunos da escola alenquerense. Envolvidos através de processos de democracia e empreendedorismo, neles foram abordados temas como a cidadania, o empreendedorismo, as eleições europeias de 2014 e a Capital Europeia da Juventude e os seus resultados.
Foi efetuado um jogo de tabuleiro, com o aluno vencedor a ganhar como prémio a oportunidade de participar no seminário final do projeto Cidadania Empreendedora, que terá lugar nas férias do Natal, em Braga.

Resultados de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude

Edifício GNRation
Instalado no centro da cidade de Braga, resulta da requalificação de um antigo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR). O GNRation proporciona uma nova forma de vivenciar experiências culturais e sociais, fazendo convergir e interagir, no mesmo lugar, artistas, criativos, público e visitantes. Aberto a práticas artísticas e culturais contemporâneas, bem como a expressões espontâneas, acolhe as propostas de jovens criadores, de Braga e da região, num equipamento composto por áreas de trabalho, de exibição, de fruição, de comércio e de restauração.

Centro Euro-Atlântico de Juventude
O Centro Euro-Atlântico de Juventude conta com o Apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e assume esta vocação de cooperação internacional com os três continentes (América, África e Europa) e suas estruturas representativas juvenis.
A Rede Europeia de Capitais Europeias de Juventude está igualmente sedeada neste espaço, com sede em Braga, assegurando uma ligação futura entre a cidade e o título de Capital Europeia de Juventude.

Loja Europa Jovem
A loja tem por missão o estabelecimento de uma abordagem inovadora sobre informação europeia e acesso a processos de mobilidade dos jovens na União europeia, através da troca de experiências por parte de jovens europeus, num sistema de educação de pares. Está neste momento a desenvolver um Roteiro Nacional do Empreendedorismo Jovem, que prevê a realização de vários seminários de âmbito municipal e intermunicipal e no qual se integra a iniciativa que teve lugar em Alenquer.
07-11-2013 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados