22 de Novembro de 2017
A minha rua
Alenquer
Futuro da fonte luminosa do Jardim Vaz Monteiro.

Aquando do inicio das obras no posto de turismo, a câmara municipal mandou verificar o estado da fonte luminosa, com vista a que esta fosse colocada em funcionamento, e pudesse ser ligada, dando dignidade ao espaço imediatamente em frente ao posto de turismo, agora em renovação.

Com a deslocação de técnicos ao local, conheceram-se e levantaram-se vários problemas, trazidos essencialmente pelo avançado estado de degradação por conta de mais de duas décadas sem atividade.

O sistema de distribuição de água estava inoperante e colocado debaixo da lage do tanque, assim como o seu motor, impedindo assim o seu acesso sem recurso à demolição da lage. As paredes estavam podres e por isso não vedavam a água, o que obrigaria ao levantamento de nova parede no interior do tanque como solução possível, reduzindo o espaço de irrigação e iluminação.

Após reunião com o pintor e ex-presidente da câmara, João Mário D’ayres Oliveira, por haver sido este o autarca que ordenou a instalação desta fonte à data, aferindo a sua sensibilidade para o tema, partilhou este com o executivo que, na sua opinião, para preservação da memória material do local, a solução possível seria a demolição e réplica desta fonte, mantendo para isso as suas loiças Bordalo Pinheiro (que por estarem partidas teriam de se mandar reproduzir de forma personalizada) e os azulejos.

Ao tentar a remoção destas peças, verificou-se que a aplicação destes azulejos terá sido feita com cola, e que por isso não seria possível extraí-los como aconteceria se tivessem sido aplicados com gesso ou outro material que o permitisse.

Posto isto, a solução encontrada passou pela demolição e ajardinamento do espaço. Contudo, por se conhecerem as ligações emocionais da população de Alenquer a esta fonte luminosa, é intenção da câmara municipal considerar a reprodução e relocalização desta fonte na futura intervenção a acontecer aquando das obras a realizar na Fábrica da Chemina e espaço adjacente.
03-11-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados