8 de Dezembro de 2021
Proteção Civil Municipal alerta para perigo de incêndio rural
AVISO
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) lançou um alerta à população devido ao risco elevado de incêndio rural, pelo agravamento das condições meteorológicas (calor e vento).

"1 – Informação de Suporte

A advertência foi lançada hoje, 16 de julho, em comunicado:

No seguimento da informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se, para as próximas 72 horas, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:

-16JUL21
  • Humidade relativa do ar inferior a 30% durante a tarde.
  • Fraca recuperação noturna.
  • Vento do quadrante norte por vezes forte até 45km/h em especial durante a tarde.
  • Subida de temperatura máxima para valores entre os 35ºC e 40ºC.

-17JUL21
  • Humidade relativa do ar inferior a 25% durante a tarde
  • Fraca recuperação noturna
  • Vento do quadrante norte por vezes forte até 35km/h em especial durante a tarde.
  • Temperatura superior a 32ªC.

-18JUL21
  • Vento moderado até 40km/h
  • Pequena descida de temperatura valores entre 30ºC e 25ºC
  • Risco de incêndio rural hoje e domingo em nível muto elevado.
  • Segunda Feira, o risco de incêndio rural agrava novamente, passando a nível máximo.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
  • Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável o aumento gradual dos índices de risco de incendio, que serão muito elevados ou máximos.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
O SMPC recomenda a adequação dos comportamento e atitudes face á situação de perigo de incendio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção á evolução do perigo de incendio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnico Florestais do nosso Município e dos Corpos de Bombeiros.
  • PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 232221.
  • PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
  • PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
  • PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
  • PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
  • OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Centro Distrital Operações Socorro de Lisboa, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os Agentes de Proteção Civil do Município e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais Municipais que se julguem necessários."

Consulte o comunicado aqui
16-07-2021 Fonte: CMA