21 de Maio de 2019
Conferência dá a conhecer o concelho de Alenquer no século XVIII
Livro serve de mote para conferência
Biblioteca Municipal de Alenquer
+ Fotos
Organizada pelo pelouro da Cultura, decorreu na biblioteca municipal, na tarde de dia 29 de Novembro, e teve como oradores o Pe. José Eduardo Ferreira Martins, autor de "Alenquer 1758 – O Actual Concelho nas Memórias Paroquiais", o professor António Rodrigues Guapo e o arquitecto Diogo Lino Pimentel.

A sessão foi apresentada por Luís Rema, vereador do pelouro da Cultura, que a contextualizou. O mesmo vereador esclareceu que a realização da conferência se ficou a dever ao lançamento recente de Alenquer 1758, da autoria do Pe. José Eduardo Ferreira Martins. Esta publicação, da responsabilidade da arruda editora, foi a pedra de toque das três seguintes intervenções, sob as diferentes perspectivas de cada um dos oradores.

O professor António Rodrigues Guapo realçou a importância das memórias paroquiais de 1758 enquanto inquérito e como instrumento científico de especial importância para o conhecimento do concelho na época pós terramoto.

Já o arquitecto Diogo Lino Pimentel enfatizou o interesse da memória das coisas passadas para a construção do futuro, tendo intitulado a sua intervenção de “Conhecer o Património para melhor intervir”.

Ao autor do livro coube a última intervenção. O Pe. José Eduardo Ferreira Martins, há 47 anos no concelho, relatou a sua experiência com a transcrição dos documentos originais depositados na Torre do Tombo e sublinhou a riqueza dos mesmos para a história alenquerense do século XVIII.
11-12-2008 Fonte: CMA