22 de Janeiro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Alenquer recordou acontecimentos e personalidades da época
Cerimónias comemorativas da implantação da República
No dia 5 de Outubro, Alenquer comemorou os 100 anos da República com diversas cerimónias que se prolongaram até ao final da tarde.

    Logo pela manhã concentraram-se, junto dos Paços do Concelho, autarcas municipais e de freguesia para assistir ao hastear da bandeira de Portugal ao som do hino nacional “A Portuguesa”, tocado pela Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada. Refira-se que Alenquer integrou o grupo de 200 municípios que replicaram o hino nacional em uníssono, tendo sido dado o sinal pela Banda da GNR, às 10:30, a partir da Praça do Município, em Lisboa.
   No átrio foi inaugurada a exposição "Alenquer, 5 de Outubro de 1910" e na sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos decorreu uma sessão evocativa da forma como o dia da implantação da República foi vivido em Alenquer e das personalidades que contribuíram para a história da vila, entre as quais Bernardino Machado, que viria a exercer o cargo de Presidente da República em 1915-17 e 1925-26. Foi também apresentado o livro “Alenquer, 5 de Outubro de 1910. A República na Imprensa Local”, da autora a Alexandra Maria Barros Ventura, uma edição comemorativa dos 100 anos, apoiada pela câmara municipal.
   Ao início da tarde foi inaugurado, na Horta d´El Rei, um memorial a Bernardino Machado, com a presença da sua neta e bisneta, no local onde este se encontrava quando teve conhecimento da proclamação da República. E onde esteve igualmente aquando das comemorações do primeiro aniversário da República, a comemorar a efeméride, a convite de alguns entusiastas republicanos locais.
   A encerrar as cerimónias, foi descerrada, na casa onde residiu, junto à Igreja de S. Pedro, na Vila Alta, uma placa alusiva a Teófilo Carvalho dos Santos, defensor dos ideias republicanos e presidente da Assembleia da República entre 1978 e 1980, com a presença de familiares e amigos, entre os quais Mário Soares e sua esposa Maria Barroso.
   As comemorações prosseguem com um concerto pelo grupo Vox Angelis, que se vai realizar no Museu João Mário, em Alenquer, no dia 10 de Outubro. Até ao final do mês está exposta ao público, na biblioteca municipal, a exposição "Letras e Cores, Ideias e Autores da República".
07-10-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação