8 de Agosto de 2020
“A nossa Casa é um Planeta”
Iniciativa da Valorsul faz parte do programa de incentivo à reciclagem EcoValor
Um planetário insuflável da Valorsul instalado no Centro Escolar das Paredes, recebeu na manhã de 8 de janeiro a visita de cerca de 300 crianças do 1º ciclo e do 6º e 7º ano dos agrupamentos de escolas de Alenquer, Carregado e Abrigada.

No dia seguinte, foi a vez da EB 2,3 da Merceana receber a visita do Planetário, com sessões dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros. No total cerca de 600 crianças assistiram aos filmes, com o município de Alenquer a assegurar o transporte dos alunos.

“A nossa Casa é um Planeta” é o nome desta ação no âmbito do programa Ecovalor, que tem como principais objetivos informar, sensibilizar e incentivar a reciclagem de resíduos. No interior do Planetário, são exibidos filmes em 360º, projetados na cúpula insuflável, com conteúdos dirigidos às diferentes faixas etárias, sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos domésticos. No total foram produzidos três filmes concebidos para serem projetados a 360º, com conteúdos dirigidos a três públicos alvo: jardim de infância/1º ciclo, 2º/3º ciclo e Secundário.

“O cinema imersivo móvel é um conceito inovador de aprendizagem que estimula e incentiva os alunos para as temáticas de produção e consumo sustentáveis, sendo um meio de excelência para captar a atenção dos mais jovens e transmitir a informação de uma forma criativa e inovadora”, pode ler-se no site da EGF, que detém entre outras a Valorsul.

O concurso "Separa e Ganha" é outra das iniciativas do programa, que atribui prémios monetários às escolas em função dos quilos de papel e cartão e metal e plástico entregues pelos alunos ao longo do ano letivo. As escolas de Alenquer foram lideres na recolha de plástico e metal por dois anos consecutivos, e ocupam atualmente o segundo lugar entre os 19 municípios servidos pela empresa de tratamento e valorização de resíduos.

10-01-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados