27 de Abril de 2017
Museu vivo no Jardim das Águas
Cultura vitivinícola de Alenquer
Durante a enxertia
Ideia está a ser desenvolvida pela câmara municipal e pelo núcleo de Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). A recuperação de castas antigas e a criação de uma coleção destas plantas é a base do projeto, mas a sua expressão na história do concelho é uma das vertentes exploradas.

O plano tem duas fases: a criação de uma coleção de castas – num espaço criado para o efeito no Jardim das Águas, em Alenquer – e o seu estudo e análise quando o crescimento das plantas o permitir.

Foi recentemente feita a enxertia das 330 videiras que constituem esta Coleção Ampelográfica de Alenquer. São 50 as castas de uva vinífera – 28 de vinho branco e 22 de vinho tinto. Alfrocheiro, Alvadurão, Alvarinho, Amostrinha, Baga, Camarate, Fernão Pires, Fernão Pires Rosado, Jampal, Malvasia Fina, Malvasia Rei, Merlot, Sarigo, Seara Nova, Tinta Lisboa ou Vital são algumas delas.

O local pode ser visitado, mas são ainda muito discretas as pequenas videiras.
11-04-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados