21 de Janeiro de 2019
Sábado repleto de folclore
XXX Festival Nacional em Alenquer
No último dia de agosto, o palco do Parque Urbano da Romeira acolheu a trigésima edição do Festival Nacional de Folclore. O espaço envolvente teve, ainda, um colorido especial com uma mostra de artesanato e produtos regionais.

Durante a tarde e antes da chegada dos grupos, provenientes de diferentes regiões do país , esta mostra de artesanato e produtos regionais deu vida ao espaço exterior da Romeira.

O festival iniciou-se com a concentração daqueles, que precedeu o jantar convívio. Fizeram-se representar, para além das entidades organizadoras e parceiras, a Junta de Freguesia de Santo Estêvão, a Federação de Folclore Português, a Associação de Cultura Tradicional do Distrito de Lisboa e algumas coletividades do concelho. Posteriormente decorreu o habitual desfile etnográfico, onde os ranchos folclóricos puderam evidenciar os seus rigorosos trajes tradicionais.

Já no palco exterior, a noite foi abrilhantada com as atuações do Rancho Folclórico “Cantarinhas de Triana” (Gondomar), seguindo-se o Grupo de Danças e Cantares de São Pedro da Maceda (Ovar), o Rancho Folclórico “As Cerejeiras de Fetais” (Sobral de Monte Agraço), o Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém e, a encerrar o espetáculo, o grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Alenquer.

Organizado pelo Rancho Folclórico de Alenquer e pela câmara municipal, este festival de folclore contou com o apoio da Junta de Freguesia de Triana, da Confederação Portuguesa das Coletividades, da Fundação INATEL e da Rádio Voz de Alenquer.

Segundo Armindo Rodrigues, presidente do rancho alenquerense, os trinta anos deste festival de folclore nacional, realizado em Alenquer, reforça-no como uma referência na missão de dar a conhecer o melhor do folclore que se faz no nosso país.

04-09-2013