21 de Maio de 2019
De 8 a 12 de maio de 2013
Fotos: ACICA
+ Fotos
Organizada pela primeira vez pela Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA) e pela câmara municipal, a feira ocupou a Romeira e os espaços adjacentes. O balanço dos principais intervenientes é positivo.

Entrevistado para a Rádio Voz Alenquer (RVA), uma das entidades que apoiou a organização, o presidente da ACICA, Hélder Miguel, disse que foram “muitos milhares” os visitantes que passaram pela edição de 2013. A ACICA faz contas a 20 mil pessoas durantes os cinco dias, com maior adesão na quarta, sexta e sábado. Expositores foram cerca de 100.
Foi em outubro de 2012 que a ACICA apresentou, entre portas, a ideia de organizar a feira caso a autarquia não avançasse com a sua realização. O planeamento teve início em dezembro. Hélder Miguel revelou, na mesma entrevista, a disponibilidade da associação a que preside para avançar com a organização da edição do próximo ano. Satisfeito com a forma como decorreu o evento, explicou o principal objetivo da ACICA: dignificar Feira da Ascensão, câmara municipal e todas as partes envolvidas – bombeiros, Guarda Nacional Republicana (GNR), juntas de freguesia, RVA, empresas.

O presidente da câmara municipal, Jorge Riso, referiu-se à ACICA como “um parceiro que trouxe novamente à vila de Alenquer a Feira da Ascensão” e “com um sucesso enorme” ao longo dos cinco dias de certame. A XXXI edição contou “com muita gente” e mais haveria se o tempo tivesse ajudado. Expressou “um agradecimento a todos quantos se empenharam” – expositores, coletividades, associações – e, em especial, à ACICA. A autarquia cedeu espaços e recursos logísticos.

Do programa de 2013 fizeram parte uma Noite da Rádio, com a subida ao palco de vários artistas convidados pela RVA, a atuação da Ganda Banda, de DJ, grupos musicais e ranchos folclóricos, garraiadas, ginástica e dança, um passeio de carros clássicos, um colóquio, um desfile de moda, uma peça de teatro, caminhadas e exposições. Não faltaram as tasquinhas e as mostras de produtos. Relativamente à programação, a ACICA quis, segundo o seu presidente, “respeitar as tradições, com pequenos ajustes”.

Apoiaram a XXXI Feira da Ascensão a RVA, as Juntas de Freguesia de Triana e de Santo Estêvão, a Sociedade Filarmónica Olhalvense, o Crédito Agrícola de Alenquer, a Sociedade de Vinhos Victor Matos II, a Luís Simões, a FGP bebidas e a Sofati.
22-05-2013 Fonte: CMA/RVA