23 de Maio de 2019
Alunos vivem a magia do Parque Temático de Natal de Alenquer
Recinto está aberto ao público até 30 de dezembro
Entre 3 e 14 de dezembro, passaram pelo recinto do Parque Urbano da Romeira mais de mil e quinhentas crianças, oriundas dos jardins de infância e 1º ciclo do Ensino Básico dos quatro agrupamentos de escolas de Alenquer.

À chegada logo de manhã bem cedo, os pequenos visitantes eram recebidos pelas “duendes” que os guiavam ao longo do dia pelo vasto Parque de Natal.

As duas maiores novidades deste ano, o Circo de Natal e a rampa de gelo ecológico provaram ser acertadas, estando no topo das preferências das crianças, embora nada consiga destronar a popularidade do Pai Natal.

Para chegar à sua casa, contudo, não é tarefa fácil. É necessário ter um coração puro e ter feito boas ações ao longo do ano.

Depois é preciso ter uma máquina de tele-transporte que leva os pequenos visitantes a um bosque encantado. Os duendes deixam o aviso, quem tocar nos cogumelos e não praticar uma boa ação até se ir deitar nesse dia, acorda no dia seguinte cheio de pintinhas como os cogumelos e assim permanecerá até ao dia de Natal.

Atravessado o bosque sobre o olhar atento dos animais que o habitam, chega-se à Fábrica do Pai Natal, que pelas horas da visita está parada, porque os duendes só trabalham de noite.

As crianças contribuem, contudo, para dar electricidade à Fábrica rodando o mecanismo do acumulador de energia.

Finalmente na Casa do Pai Natal as crianças sentam-se nas almofadas dispostas no chão e fazem os seus pedidos.

Na Casa da Avó ouvem-se histórias de antigamente e aprendem-se lições para o presente.

Visita-se a sua cozinha de onde saem deliciosos "Sarapicos de Natal" que as crianças ajudam a confeccionar.

Nos pavilhões do Parque de Natal, dois presépios de grandes dimensões deixam fascinadas as crianças.

O presépio da "Ti Teresa" recria os hábitos e costumes de uma aldeia saloia de inícios do século XX, e onde se mistura muita da sua própria história. As figuras em pano são elaboradas pela própria, muitas delas inspiradas em pessoas reais.

Rui Martins tem passado os últimos 7 anos a construir um Presépio que recria uma aldeia da antiguidade, com todos os seus artesãos, construtores, agricultores e demais personagens.

Grande parte deste presépio com mais de 150 metros quadrados é mecanizado, com personagens que se movem, moinhos que giram, animais que empurram charruas.

Rui Martins pretende com esta obra, prestar homenagem ao povo que sempre ficou na sombra dos grandes feitos da História.

O comboio de Natal, a Quinta do Pai Natal, o espaço infantil com insufláveis e trampolins, e o parque de jogos, são outras das atividades, que asseguram horas de boa disposição, alegria e muitas gargalhadas, que são no fundo a energia que mantém este Parque Temático de Natal a funcionar.

17-12-2018 Fonte: CMA