22 de Maio de 2019
Desfile de noivas trouxe nova dinâmica aos paços do concelho
Vestidos exibidos dataram entre 1957 e 2011
A ideia já colocada em prática em Aldeia Gavinha ganhou tal êxito que foi trazida a Alenquer numa iniciativa conjunta da câmara municipal e universidade da terceira idade (UTI). Na noite de 23 de maio, perto de 50 modelos deram corpo e alma a um desfile de vestidos de noiva, que encantou os que se deslocaram ao átrio dos paços do concelho.

A pronta cedência de vestidos por várias proprietárias – alunas da UTI, entre outras pessoas do concelho – e a quantidade de inscrições deixavam logo adivinhar o sucesso que o evento teria em Alenquer. Na noite em que ocorreu o desfile, a dificuldade em entrar no edifício, dado o volume de gente, vislumbrava uma confirmação tendo, com o decorrer do espetáculo, vindo a prova definitiva.

Vestidos de casamentos celebrados entre 1957 e 2011 foram apresentados num átrio majestosamente decorado, envergados por quem os usou – muitos anos depois, em alguns casos – por familiares ou simplesmente por quem se ofereceu para participar.

O nervosismo natural de quem é o centro das atenções tomou conta de algumas das, grande parte, modelos amadoras, mas a sua graciosidade não saiu prejudicada. De sorriso aberto, apresentaram-se ao cimo das escadas do átrio, acompanhadas por um dos dois voluntários que se associaram à iniciativa no papel de noivos, que as levou até à passerelle, depois de apresentadas e ouvida a história do vestido. Mais perto dos olhos da assistência, ali o exibiram perante, inclusive, muitas das donas de alguns deles.

Os desfiles sucederam-se numa lógica previamente ensaiada, permitindo o fluir ordeiro das modelos das luzes da ribalta em direção aos bastidores. Mais tarde regressariam para receberem das mãos do presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, algumas lembranças. No final pisou também a passerelle a equipa que tornou possível o acontecimento: membros da organização, patrocinadores, os noivos que guiaram as modelos e a apresentadora.
02-06-2014 Fonte: CMA