19 de Setembro de 2019
“Para brincar, faça chuva ou faça sol” *
Orçamento Participativo Alenquer (OPA)
Durante a colocação da cobertura
+ Fotos
A montagem de toldos no Jardim de Infância de Meca resulta da iniciativa de duas educadoras e de quase duas dezenas de familiares das crianças que avançaram, em 2015, com a proposta numa sessão do OPA, em Canados. O Rodrigo, de cinco anos, captou a essência dessa participação: “vai ser bom, por que nós gostamos muito da escola e, se trabalharmos em equipa, conseguimos que a nossa escola fique ainda mais melhor”.

Enquanto os toldos estão a ser montados do outro lado do vidro, a educadora Esmeralda Correia explica, em conversa com os miúdos, por que são precisos. O mau tempo é um problema óbvio e o Alexandre resume que o que vê aparecer no recreio são “chapéus de chuva, para não ficarmos molhados”. Mas não é só quando chove que lhes sentem a falta. Com o calor “não podemos ficar muito tempo lá fora – acabamos transpirados e cansados, mesmo com chapéu”, foi dizendo o Lourenço a meias com a educadora. E a consequência é “ficarmos doentes”, concluíram.

A falta de cobertura não se percebe só no recreio. Numa das salas, muito exposta devido à arquitetura do edifício, os estores têm de estar corridos boa parte do dia. A Joana remata: a sala tem “muito sol, tem que ter sombra”.

A educadora Suzete Hilário conta que para suprir a necessidade encontrada se chegaram a “fazer festas, mas dado o elevado valor [dos toldos], demoraria muito” até estarem colocados. As verbas conseguidas através dessas festas foram usadas em algumas aquisições para a escola, como a televisão.

Benjamim Ferreira, também proponente e presidente da junta de freguesia, lembrou que na edição de 2014 do Orçamento Participativo Alenquer – a primeira –, o grupo que integrou apresentou e viu vencer proposta idêntica para a escola de Canados.

Entretanto, até a montagem estar concluída – o que depende, em parte, das condições meteorológicas –, crianças, educadoras e auxiliares vão planeando piqueniques e o pleno uso do espaço, do escorrega e da ponte.

* Luísa
27-03-2017 Fonte: CMA