22 de Novembro de 2017
A minha rua
Hoje é Dia Mundial da Diabetes
Saúde
Assinala-se a 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes. Esta doença crónica está em expansão. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). Os três tipos mais comuns de diabetes são a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional.

Qualquer pessoa pode desenvolver diabetes tipo 2. Contudo, são estes os principais fatores de risco: excesso de peso, história familiar de diabetes tipo 2, diabetes gestacional ou ter dado à luz bebés com peso igual ou superior a 4 kg, colesterol elevado e hipertensão, o avançar da idade.

Conhecida como uma doença silenciosa, a diabetes é, na maioria das vezes, assintomática, podendo não apresentar quaisquer sintomas. A fadiga, urinar muito e com mais frequência e a sede excessiva são possíveis sinais de alerta.

Sabia que um milhão de portugueses tem diabetes? E que dois milhões apresentam um risco elevado de desenvolver diabetes no futuro? Sabia que a adoção de um estilo de vida saudável reduz em 60% o risco de desenvolver diabetes?

Avalie o seu risco e diga NÃO à diabetes - um desafio Gulbenkian, que a câmara de Alenquer aceitou.

O município organiza atividades associadas à alimentação saudável e ao exercício físico. Saiba mais na agenda de eventos de www.cm-alenquer.pt e nos separadores "desporto" e "saúde". Conheça também o dia aberto + Vida + Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
14-11-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados