25 de Novembro de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Município de Alenquer distinguido pelas suas ações “Pró-Envelhecimento”
Galardão atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
O município de Alenquer foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Lançada no inicio deste ano, esta distinção tem como objetivo reconhecer os municípios com “políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”, esclarece a Ordem numa nota oficial.

“Apesar de ter sido lançada antes da actual pandemia, neste momento esta iniciativa torna-se ainda mais premente uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”, esclarece ainda a OPP.

“São comunidades, em que apesar das dificuldades e dos problemas, trabalha-se de forma sistémica de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”, conclui a nota oficial.

A Ordem dos Psicólogos cita ainda o jornal britânico “The Economist”, que na edição de 27 de agosto último escreveu, “as evidências (científicas) sugerem que até 40% dos casos de demência podem ser adiados ou evitados através da mudança de comportamento precocemente. O problema é que as campanhas de saúde pública têm um registo insatisfatório e pouco ou nada abordam a doença pré-existente mais intratável da demência - a velhice”.

Esta distinção é o reconhecimento de uma série de politicas de apoio não só à terceira idade, mas a toda a comunidade e que já tinham sido reconhecidas com a atribuição da bandeira de Município Familiarmente Responsável pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Nesta primeira edição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento”, foram distinguidos 94 municípios.
20-10-2020 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação