23 de Julho de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Detalhe da Notícia
Formada equipa especial para socorro a pessoas e bens
Bombeiros de Alenquer
O NPIS junto aos paços de concelho
+ Fotos
Composta por cinco bombeiros voluntários – chefe, motorista e três assistentes gerais (dois dos quais podem dobrar funções como condutores) –, esta equipa garante, durante a semana, o socorro a pessoas e bens. A ideia saiu do Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer (SMPCA) e este Núcleo de Primeira Intervenção e Socorro (NPIS) é inteiramente subsidiado pela câmara municipal.

Com formação específica em combate de incêndios urbanos, industriais e florestais, desencarceramento, manuseamento de matérias perigosas, socorro a náufragos, condução defensiva e fora da estrada, emergência pré-hospitalar, desfibrilhação automática externa e relações interpessoais e gestão de conflitos, os elementos que compõem o NPIS estão preparados para intervir num vasto número de ocorrências.

Para além do combate a fogos, desencarceramento, socorro em inundações, desabamentos, abalroamentos, acidentes ou emergências hospitalares, a equipa colabora em atividades do SMPCA, participa em simulacros e ações de formação e faz o levantamento de locais de risco. A limpeza e manutenção de equipamentos, veículos e instalações operacionais também está a seu cargo.

A área de intervenção imediata do NPIS abrange as freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, Alenquer, Carnota, Carregado e Cafadais, Meca, Olhalvo e Ota. As restantes freguesias do concelho contam também com a prestação do grupo por solicitação da sua intervenção aos Bombeiros Voluntários de Merceana ou ao SMPCA – com quem o contacto via telefone e rádio é permanente.
05-04-2017 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação