22 de Maio de 2019
Carnaval das escolas
Mascarados desfilam pelas ruas do concelho
Escola Básica Integrada de Abrigada
+ Fotos
A manhã do dia 1 de Fevereiro encheu-se de desfiles de mascarados organizados por algumas escolas do concelho. Abrigada, Carregado, Ribafria e Santo Estêvão foram as intervenientes no Carnaval de 2008 e contaram com o apoio das respectivas juntas de freguesia.

Agrupamento de Escolas de Abrigada

Os preparativos na Escola Básica Integrada de Abrigada começaram cedo para alguns alunos e professores. Outros já vinham de casa prontos para o desfile de Carnaval daquela manhã. Não faltou confettis, fitas coloridas, línguas de sogra, martelinhos e animação musical em todo o percurso.
    Nas ruas de Abrigada concentraram-se cerca de 600 foliões, que desfilaram mascarados, de acordo com o tema “Hábitos de Vida Saudáveis”. Participaram no cortejo os jardins-de-infância de Abrigada e Meca, as escolas do 1.º ciclo do Bairro, Cabanas do Chão e Paúla, e a Básica Integrada de Abrigada.

Carnaval do Carregado

A Junta de Freguesia do Carregado organizou um desfile carnavalesco que contou com a participação de algumas escolas e jardins-de-infância do Agrupamento do Carregado e de populares. Perto de três centenas de marchantes reuniram-se junto à sede da junta de freguesia local e ao som da Banda Orlandito iniciaram o desfile que percorreu e animou as principais ruas do Carregado.
    À medida que o cortejo ia passando e as serpentinas e os confetis eram lançados, as ruas ganharam uma tonalidade festiva. Ao longo de todo o percurso, as pessoas que pararam para brincar e incentivar os pequenos mascarados foram presenteadas com a alegria contagiante dos seus sorrisos.

Escola do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Ribafria e 1.º Ciclo de Azedia

Após os últimos retoques para o desfile, as crianças da escola do 1.º ciclo e jardim-de-infância de Ribafria e 1.º ciclo de Azedia saíram à rua para festejar o Carnaval. As do jardim-de-infância, envergando um fato de dálmatas, encabeçaram o cortejo, acompanhadas pelas educadoras, e em seguida as do 1.º ciclo.
    Sultões, índios, cowboys, toureiros, damas chinesas e espanholas foram os disfarces apresentados este ano. A fechar o desfile um outro grupo optou pelo tema das bandeiras nacionais de alguns países.
    Pelas ruas de Ribafria crianças e professores cantaram e dançaram ao som de música alusiva à quadra e, como o momento convidava à animação, a eles se juntaram familiares e amigos. Ao longo do trajecto, uma assistência curiosa também assomou às janelas para não perder nenhum pormenor dos festejos.

Santa Casa da Misericórdia de Alenquer

As crianças e os idosos da Misericórdia escolheram as margens do rio de Alenquer para exibir os seus trajes. Os alimentos e o planeta Terra foram os temas apresentados. Um grupo fez de conta que eram frascos de feijão, de chocolate em pó, de café solúvel, de embalagens de cereais, ovos, iogurtes e sumos e outro trazia desenhado nos seus trajes o planeta Terra.
    A chamada de atenção dos idosos foi para a preservação do meio ambiente. Vestidos de abelhas, transportaram uma faixa que dizia: “Somos as abelhas séniores, já trabalhamos arduamente, para que no futuro as júniores preservem o meio ambiente”.

Escola do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Paredes

Tendo optado por efectuar o cortejo dentro do recinto da escola, as crianças desfilaram perante a comunidade educativa e vários foram os fatos apresentados: desde rainhas, fadas, bruxas e palhaços a diversas personagens de banda desenhada. A animação prosseguiu na hora do recreio.
07-02-2008 Fonte: CMA