22 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Carnaval das escolas
Mascarados desfilam pelas ruas do concelho
Escola Básica Integrada de Abrigada
+ Fotos
A manhã do dia 1 de Fevereiro encheu-se de desfiles de mascarados organizados por algumas escolas do concelho. Abrigada, Carregado, Ribafria e Santo Estêvão foram as intervenientes no Carnaval de 2008 e contaram com o apoio das respectivas juntas de freguesia.

    Agrupamento de Escolas de Abrigada
 
    Os preparativos na Escola Básica Integrada de Abrigada começaram cedo para alguns alunos e professores. Outros já vinham de casa prontos para o desfile de Carnaval daquela manhã. Não faltou confettis, fitas coloridas, línguas de sogra, martelinhos e animação musical em todo o percurso.
    Nas ruas de Abrigada concentraram-se cerca de 600 foliões, que desfilaram mascarados, de acordo com o tema “Hábitos de Vida Saudáveis”. Participaram no cortejo os jardins-de-infância de Abrigada e Meca, as escolas do 1.º ciclo do Bairro, Cabanas do Chão e Paúla, e a Básica Integrada de Abrigada.  
 

     Carnaval do Carregado
 
    A Junta de Freguesia do Carregado organizou um desfile carnavalesco que contou com a participação de algumas escolas e jardins-de-infância do Agrupamento do Carregado e de populares. Perto de três centenas de marchantes reuniram-se junto à sede da junta de freguesia local e ao som da Banda Orlandito iniciaram o desfile que percorreu e animou as principais ruas do Carregado. 
    À medida que o cortejo ia passando e as serpentinas e os confetis eram lançados, as ruas ganharam uma tonalidade festiva. Ao longo de todo o percurso, as pessoas que pararam para brincar e incentivar os pequenos mascarados foram presenteadas com a alegria contagiante dos seus sorrisos.

 
Escola do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Ribafria e 1.º Ciclo de Azedia
 
Após os últimos retoques para o desfile, as crianças da escola do 1.º ciclo e jardim-de-infância de Ribafria e 1.º ciclo de Azedia saíram à rua para festejar o Carnaval. As do jardim-de-infância, envergando um fato de dálmatas, encabeçaram o cortejo, acompanhadas pelas educadoras, e em seguida as do 1.º ciclo. 
    Sultões, índios, cowboys, toureiros, damas chinesas e espanholas foram os disfarces apresentados este ano. A fechar o desfile um outro grupo optou pelo tema das bandeiras nacionais de alguns países.
    Pelas ruas de Ribafria crianças e professores cantaram e dançaram ao som de música alusiva à quadra e, como o momento convidava à animação, a eles se juntaram familiares e amigos. Ao longo do trajecto, uma assistência curiosa também assomou às janelas para não perder nenhum pormenor dos festejos. 


    Santa Casa da Misericórdia de Alenquer 

    As crianças e os idosos da Misericórdia escolheram as margens do rio de Alenquer para exibir os seus trajes. Os alimentos e o planeta Terra foram os temas apresentados. Um grupo fez de conta que eram frascos de feijão, de chocolate em pó, de café solúvel, de embalagens de cereais, ovos, iogurtes e sumos e outro trazia desenhado nos seus trajes o planeta Terra.
    A chamada de atenção dos idosos foi para a preservação do meio ambiente. Vestidos de abelhas, transportaram uma faixa que dizia: “Somos as abelhas séniores, já trabalhamos arduamente, para que no futuro as júniores preservem o meio ambiente”.
    
    
    Escola do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Paredes
 
    Tendo optado por efectuar o cortejo dentro do recinto da escola, as crianças desfilaram perante a comunidade educativa e vários foram os fatos apresentados: desde rainhas, fadas, bruxas e palhaços a diversas personagens de banda desenhada. A animação prosseguiu na hora do recreio.
07-02-2008 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação