19 de Fevereiro de 2019
Exposição "Memórias" de Júlio Carmo Santos

A Biblioteca Municipal de Alenquer inaugura a 9 de fevereiro pelas 15h, a exposição de pintura “Memórias”, de Júlio Carmo Santos.

Nascido em Alenquer em 1941, esta é uma exposição antológica onde a vila Presépio tem lugar de destaque, mas há outras paisagens que dominam o imaginário do pintor, como Aldeia Galega da Merceana ou a vila da Nazaré.

A visitar até 26 de fevereiro, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Alenquer. (segunda das 13h às 19h, de terça a sexta das 10h às 19h e ao sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h. Encerra ao domingo).

Júlio Carmo Santos

Nasceu em Alenquer em 1941 e reside em Alverca do Ribatejo.

Na sua terra natal, ainda muito jovem, teve como mestre Duarte d’Almeida, tendo posteriormente ingressado na Casa Pia de Lisboa, onde foi orientado na modelação e pintura pelo mestre Martins Correia.

Nas Oficinas de S. José aprendeu desenho industrial que finalizou na Fundação Ricardo Espírito Santo como desenhador de mobiliário.

Trabalhou em diversas agências de publicidade como criativo, maquetista e ilustrador. Recebeu conhecimentos cenográficos do realizador Leitão de Barros e aguarela de Raquel Roque Gameiro.

Colaborou com Tomaz de Melo na arquitetura de interiores e de stands.

Desde 1980 participou em cerca de 50 exposições coletivas e 30 individuais, de norte a sul do país.

Dirige o curso “Aprender Artes Plásticas” na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense desde 1995.

Fundador do Grupo GART (Grupo de Artistas e Amigos da Arte) em Vila Franca de Xira, do qual foi presidente.

É co-autor do monumento ao Trabalhador Rural em Arruda dos Vinhos.

De 2003 até hoje continua a pintar e a expor, mas dedica-se sobretudo a administrar aulas de Desenho e Pintura, e também à cenografia e montagem de espetáculos na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense.

Local Biblioteca Municipal de Alenquer

Imagem do Evento