Página Inicial
27 de Maio de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Festas e tradições
Leilão dos cargos

    

   As festas do Mártir São Sebastião e de São Vicente têm justa fama em Atouguia, antiga freguesia do termo de Alenquer. O ponto mais alto dos festejos é o leilão dos Cargos - cargo grande e cargo pequeno.
    
    Os Cargos são montados em armações resistentes de madeira para poderem aguentar o peso dos bolos e das laranjas. São forrados de murta e levam no topo um bolo redondo enfeitado com fitas encarnadas e uma ou duas laranjas. A confeção, desenho, ornato e receita dos bolos são, no essencial, comuns a todas as festas de leilões, variando no tamanho e no número de faces. O número de bolos e o seu peso obedecem a uma medida certa e que tem por base «a quarta». Por exemplo, o Cargo grande de Atouguia é o de «três quartas». Em Atouguia a «Festa dos Leilões» é feita em honra do Mártir São Sebastião e São Vicente, na capela local, no mês de janeiro.
    
    O leilão é feito na presença da população. Um a um, os cargos são licitados, valendo normalmente mais aqueles cuja confeção é caseira. O cidadão que arrematar com o valor mais alto leva o cargo para casa e aceita implicitamente a obrigação de apresentar no ano seguinte um cargo para ser leiloado.


« voltar
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação