Página Inicial
19 de Novembro de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Festas e tradições
Festas do Império do Divino Espírito Santo

    

   As antigas festas imperiais do Espírito Santo, porventura as maiores do concelho, aconteciam em terras de Alenquer. Atraíam a presença da Corte e de forasteiros, a julgar pela dimensão das iguarias com que se faziam, por volta do Domingo de Páscoa até ao dia do Espírito Santo (Domingo de Pentecostes).
   
    Começaram a perder importância no séc. XVIII. Reconhecidos por todos, estes festejos atribuem-se provavelmente aos franciscanos em 1323, ainda que a Rainha Isabel de Aragão e o Rei D. Diniz, seu marido, os tenham favorecido. O culto e os festejos do Espírito Santo alcançaram tão grande aceitação popular, que deram origem em todo o país a inúmeras igrejas, conventos, ermidas, capelas e confrarias com essa invocação.

    Os anos seguintes deram expressão às «Festas do Império» e da «Coroação do Espírito Santo» por todo o território e também pelo Portugal das descobertas, estando ainda nos arquipélagos, Madeira e Açores, bem vivas.

    Interrompidas há perto de 200 anos em Alenquer, reconstituíram-se por uma única vez em 1945, para renascerem em 2007, sob o lema “o Espírito Santo sopra onde quer”.
   

« voltar
 
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação