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15 de Dezembro de 2017
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Guia de Apoio ao Empreendedor




Investir em Alenquer - as cinco etapas fundamentais para a criação de uma empresa


   
A criação de empresas é, nos dias de hoje, um desafio particularmente atrativo para muitas pessoas com perfil empreendedor, que encontram, assim, motivação para transformar boas ideias em produtos ou serviços úteis, promovendo o desenvolvimento económico.

Frequentemente, o empreendedor concentra a sua atenção em aspetos exclusivamente técnicos, descurando os mais diretamente relacionados com a criação de uma nova empresa. Uma estrutura clara e objetiva, guiada por cinco etapas principais, potencia o sucesso do negócio.

A ideia
Elaboração do projeto de investimento
Constituição formal da empresa
Implementação do projeto
Arranque da atividade

A ideia

Criar uma empresa é, sem dúvida, uma aventura, mas é, sobretudo, um risco que vale a pena correr. O promotor deve assegurar-se da sua vontade e capacidade para empreender, analisando objetivos e motivações pessoais, competências e recursos, formação, saúde e disponibilidade.

Compense as suas insuficiências complementando a sua formação, eliminando possíveis desvios, procurando os parceiros certos.

A ideia deve ser claramente definida, tomando em consideração o estágio de desenvolvimento do produto/serviço, a situação do mercado, a oportunidade de negócio, a concorrência a enfrentar, as matérias-primas e recursos humanos necessários, os processos e meios tecnológicos e tipo de instalações necessários, canais de distribuição/força de vendas, preço do produto/serviço, volume de faturação previsível, dimensão do investimento e recursos financeiros a considerar.

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Elaboração do projecto de investimento

A análise da ideia e do próprio promotor constituem uma fase preliminar importante num processo de criação de uma empresa. No entanto, antes de passar à ação, o potencial empresário deve estudar o contexto legal, económico e social envolvente, o estatuto jurídico da empresa, as alternativas de localização, a disponibilidade de matérias-primas, as opções tecnológicas e o mercado.

Tendo como objetivo maximizar as perspetivas de êxito e de crescimento é indispensável que os promotores definam os objetivos quantitativos e qualitativos, as suas estratégias e táticas de comercialização e os orçamentos adequados, elaborando para isso um plano de empresa ou de negócios. A considerar no plano a caracterização do promotor, o objetivo do projeto, objetivos e estratégias do negócio, caracterização do produto/serviço, a análise de mercado, recursos humanos e organização funcional, meios e políticas de produção, método de distribuição, estratégia comercial e marketing, instalações necessárias, plano de implementação do projeto, plano de investimento, plano de financiamento, projeções e análises financeiras.

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Constituição formal da empresa


A passagem da ideia à empresa implica, necessariamente, o conhecimento das formalidades afetas à legalização da atividade e o contacto com um conjunto de entidades cujas atribuições se enquadram nesse processo de constituição legal.

Para constituir a sua empresa deve escolher a forma jurídica da empresa, o nome identificativo da mesma e pedir um certificado de admissibilidade, tratando, depois, do cartão de identificação de pessoa coletiva.
   
Elaborar os estatutos da sociedade, depositar o montante correspondente ao capital social daquela, fazer a escritura pública da sua constituição - fazendo-a publicar no Diário da República e num jornal local ou de grande difusão na área - são os passos seguintes.

Deverá, depois, inscrever a empresa no Registo Nacional de Pessoas Coletivas, declarar o início de atividade, fazer o registo comercial, inscrever a empresa na Segurança Social, comunicar a criação da empresa ao Instituto para o Desenvolvimento e Inspeção das Condições de Trabalho (IDICT) e licenciar a atividade.

No caso da forma jurídica da empresa ser a de Empresário em Nome Individual, só terá de requerer o certificado de admissibilidade de firma se pretender inscrever-se no Registo Comercial com firma diferente do seu nome civil.

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Implementação do projecto


Estabeleça o plano e a duração das fases a percorrer até ao início da laboração. Só assim garantirá o cumprimento dos prazos previstos para a execução do projeto e evitará o agravamento de custos.

Destacamos algumas fases: negociação e recolha de recursos financeiros, organização da estrutura interna, admissão e formação de pessoal, preparação de ações promocionais, arrendamento ou construção de instalações, layout e implementação dos equipamentos, execução de pré-séries e testes.

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Arranque da atividade

O período de arranque da atividade da empresa é marcado por momentos que devem merecer a sua especial atenção, principalmente no que respeita ao fornecimento das primeiras encomendas, aos prazos de entrega, à garantia de uma excelente qualidade do serviço, ao aumento gradual e previsto do volume de atividade, à utilização de instrumentos de controlo adequado (plano de vendas, orçamento de exploração, plano financeiro, orçamento de tesouraria, controlo de resultados), à aplicação da estratégia definitiva - controlando as previsões e variáveis e a imagem da empresa, garantindo os fatores de sucesso, verificando o nível de competitividade, refletindo e preparando o futuro.

Sistema de incentivos

Em 2016, todos os agentes económicos sujeitos ao Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) instalados na área do município de Alenquer usufruem das seguintes condições relativamente à Derrama:
   - taxa de 1,5% sobre o lucro tributável aos sujeitos passivos e não isentos de IRC, com um volume de negócios superior a 150 mil euros.
   - isenção ou aplicação de taxa de 0 por cento sobre o lucro tributável aos sujeitos passivos com um volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros.

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Fontes: brochura “Como criar uma empresa”, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)


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