Página Inicial
15 de Dezembro de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Feira Quinhentista de Aldeia Galega da Merceana
Viajar com a Rainha D. Leonor
 
A passagem de 500 anos sobre o foral manuelino de Aldeia Galega motivou a primeira edição, em 2013. A organização foi, nesse ano, partilhada entre câmara e união de freguesias, passando, nas seguintes edições a depender desta última, que conta com o apoio do município e tem como parceiros Santa Casa da Misericórdia da Aldeia Galega da Merceana, Contrato Local de Desenvolvimento Social Terceira Geração – Interacção e Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros.

Mas a Feira Quinhentista de Aldeia Galega congrega toda a gente. O envolvimento da população – em nome próprio ou através das coletividades e das escolas – sente-se nos dias de feira: a localidade parece voltar, realmente, atrás no tempo, pelo nível de pormenor e pela naturalidade. O largo das igrejas, o pelourinho, o empedrado das ruas são o enquadramento ideal.

Do programa fazem parte cortejos, danças antigas e orientais, demonstrações de voo de aves de rapina, esgrima e outras lutas, gaiteiros, malabarismo, teatro de fogo e trabalho ao vivo – das artes de tanoeiro, cesteiro, ferreiro e oleiro. O espaço alberga tabernas, bancas de venda de artesanato e o terreiro dos animais, um sucesso entre os mais pequenos. Não falta cor, música e o cheirinho dos assados.

A caridosa D. Leonor, que pernoitaria em Aldeia Galega durantes as suas viagens entre Lisboa e as Caldas da Rainha, serve de inspiração à comissão organizadora.

A entrada é paga e a cada pessoa é entregue uma caneca de barro para usar nas tabernas espalhadas pela aldeia.


« voltar
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação