Página Inicial
23 de Janeiro de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Bandeiras e armas
 
 
Abrigada

As armas de prata, com aspa de azul carregada de cinco besantes de ouro, são acompanhadas no topo por uma estrela de cinco pontas de azul raiada de ouro e em baixo de um Alão deitado da sua cor. Coroa mural de três Torres de Prata e listel branco com a palavra "Abrigada" a negro.

A bandeira é esquartelada de branco e azul, cordão e borlas de prata e azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos onde corre em legenda "Junta de Freguesia de Abrigada".

História da freguesia »
 
Aldeia Galega da Merceana

As armas são de escudo de prata, um pelourinho de púrpura, cingido de uma coroa de ouro com pedraria, acompanhado em orla de três escudetes de azul, carregado cada um de cinco besantes de prata, posto um no topo e dois em faixa, alternando com quatro estrelas de seis pontas em vermelho. Coroa mural de quatro torres de prata e listel branco com a legenda “Aldeia Galega da Merceana" a negro e em maiúsculas.

A bandeira é de azul, cordão e borlas de azul e ouro, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais. Dois círculos concêntricos envolvem-no e corre em legenda “Junta de Freguesia de Aldeia Galega da Merceana”.

História da freguesia »
 
Aldeia Gavinha

As armas são de escudo de prata, cruz firmada de negro, acantonada de quatro cachos de uva de púrpura folhados de verde e, ao centro em baixo, um vaso de perfume de ouro. Coroa mural de três torres de prata e listel branco, com a legenda “Aldeia Gavinha”, a negro.

A bandeira é esquartelada de púrpura e branco, cordão e borlas de prata e púrpura, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda de “Junta de Freguesia de Aldeia Gavinha”.

História da freguesia »
 
Cabanas de Torres

As armas são de escudo de prata, dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, acompanhados, no topo, por uma armação de moinho de negro, vestida e cordoada de azul e, em baixo, de três montes de verde, carregado cada um de uma pinha de ouro. Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a legenda “Cabanas de Torres” a negro e em maiúsculas.

A bandeira é azul, cordão e borlas de prata e azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e com a legenda de “Junta de Freguesia de Cabanas de Torres – Alenquer”.

História da freguesia »
 
 
Cadafais

As armas são de escudo verde, dois capitéis coríntios de prata e uma taça de ouro bordejada de púrpura com cachos de uvas folhados, do mesmo metal, tudo bem ordenado. Coroa mural de três torres de prata e listel branco, com a legenda “Cadafais – Alenquer “ a negro e em maiúsculas.

A bandeira é amarela, cordão e borlas de ouro e verde, haste e lança douradas.

O selo é branco e com a legenda de “Junta de Freguesia de Cadafais – Alenquer”.

História da freguesia »
 
Carnota

As armas são de azul, armação de moinho vestida e cordoada de prata, realçada de negro, acompanhada, no topo, de dois cachos de uvas de ouro folhados do mesmo e, em baixo, de quatro espigas de trigo, postas duas a duas também em dourado. Coroa mural de três torres de prata e listel branco, com a legenda de “Santana da Carnota” a negro.

A bandeira é esquartelada de azul e amarelo, cordão e borlas de ouro azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem indicação dos esmaltes, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Santana da Carnota”.

História da freguesia »
 
Carregado

As armas são de escudo verde, aspa de negro, filetada de prata, ao centro um marco de caminhos de prata e em baixo um diminuto de coticas ondadas de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata e listel branco com a legenda de “Carregado”, a negro e em maiúsculas.

A bandeira é branca, cordão e borlas de prata e verde, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de freguesia do Carregado – Alenquer”.

História da freguesia »
 
Meca

As armas são de escudo de prata, basílica de vermelho e ouro, com alparavazes de ouro debruados a vermelho, a vara em negro e ao centro, em campanha, uma palma de verde. Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a legenda “Meca – Alenquer”, a negro.

A bandeira é verde, cordão e borlas de prata e verde, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvidos por dois círculos concêntricos onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Meca – Alenquer”.

História da freguesia »
 
 
Olhalvo

As armas de azul, cacho de uvas de púrpura, folhado e bordadura douradas e carregada de nove cunhas de azul. Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a inscrição, a negro, de “Olhalvo”.

A bandeira é esquartelada de amarelo e azul, cordão e borlas de ouro e azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças de escudo sem a indicação de cores e metais, envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Olhalvo”.

História da freguesia » 
 
Ota

As armas são de escudo vermelho, uma banda de duas tiras enxaquetada de vermelho e prata e perfilada de ouro, acompanhada no topo de uma pomba de prata, bicada e aureolada de ouro e , em baixo e do lado oposto, de duas fontes heráldicas, alinhadas em banda. Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a legenda “Ota”, a negro.

A bandeira é amarela, cordão e borlas de ouro e vermelho, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Ota”.

História da freguesia »
 
Pereiro de Palhacana

As armas são de escudo de prata, armação de moinho de negro, vestida e cordoada de azul, acompanhada em chefe de dois ramos de cerejas de vermelho, folhadas de verde e em baixo de um cacho de uvas de púrpura folhado de verde. Coroa mural de três torres de prata, listel branco com a legenda “Pereiro de Palhacana, a negro e em maiúsculas.

A bandeira é de azul, cordão e borlas de prata azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Pereiro Palhacana”.

História da freguesia »
 
Ribafria

As armas são de escudo de prata, uma cruz egípcia de azul entre dois cachos de cerejas de vermelho folhados de verde. Coroa mural de três torres e listel branco, com a legenda “Ribafria – Alenquer”, em maiúsculas e a negro.

A bandeira é azul, cordão e bordas de azul e prata, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda de “Junta de Freguesia de Ribafria – Alenquer”.

História da freguesia »
 
 
Santo Estêvão

As armas são de escudo de ouro, um livro de prata realçado de vermelho entre duas asas de azul, reunidas em voo e carregada cada uma de três cadernas de crescentes de prata. Em baixo, a representação do cão Alão deitado em negro e com a pata direita pousada sobre a esquerda.

Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a legenda “Santo Estêvão - Alenquer”, a negro e em maiúsculas.

A bandeira é azul, cordão e borlas de ouro e azul, haste e lança douradas.

O selo é branco e com a legenda “Junta de Freguesia de Santo Estêvão – Alenquer”.

História da freguesia »
 
Triana

As armas são de escudo púrpura, uma ponte de arco em prata, lavrada de negro, movente dos flancos e nascente de uma faixeta ondeada de prata carregada de uma burela ondeada azul.

No topo, um crescente de prata envolvendo uma rosa mística de seis pétalas de ouro, botoada de vermelho e folhada de verde, acompanhado de duas coroas fechadas de ouro. Em baixo, um a representação do cão Alão deitado em prata, tendo a pata cruzada.

Coroa mural de prata de três torres e listel branco com a legenda de “Triana – Alenquer”, em maiúsculas e a negro.

A bandeira é de branco, cordão e borlas de prata e púrpura, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corra em legenda “Triana – Alenquer”, em maiúsculas e a negro.

História da freguesia »
 
Ventosa

As armas são de escudo verde, armação de moinho de negro, cordoada e vestida de prata, acompanhada em chefe de duas cruzes da Ordem dos Templários, de vermelho, debruadas de prata, e em baixo, de uma estrela de oito pontas de ouro, dentro de uma caderna de crescentes de prata envolvida por dois ramos de videira, folhados e frustados de ouro.

Coroa mural de três torres de prata e listel branco, com a legenda de “Ventosa – Alenquer”, em maiúsculas e a negro.

A bandeira é branca, cordão e borlas de prata e verde, haste e lança douradas.

O selo é branco e circula, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Ventosa – Alenquer”.

História da freguesia »
 
Vila Verde dos Francos

As armas são de escudo de prata, pano de muralha com ameias, flanqueado de duas torres de verde, aberto e iluminado do campo, acompanhado no topo de uma flor-de-lis vermelha e em baixo, de um cacho de uvas púrpura, folhado de verde. Listel branco, com a legenda “Vila Verde dos Francos” a negro e em maiúsculas.

A bandeira é esquartelada de branco e verde, cordão e borlas de prata e verde, haste e lança douradas.

O selo é branco e circular, com as peças do escudo sem indicação dos esmaltes, envolvidos por dois círculos concêntricos, onde corre em legenda “Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos – Alenquer”.

História da freguesia »
 
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação