Página Inicial
18 de Novembro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito

Conceção e Execução do Sistema de Climatização e Produção de Energia Renovável da Biblioteca Municipal de Alenquer






Empreitada


Fase atual: Abertura de procedimento de contratação pública

Valor previsto (S/IVA): 299.890,77€

Prazo de execução: 4 meses

Descrição: Programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização (LVpD) é uma iniciativa do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente (Aviso n.º 4218/2017, de 20 de abril, alterado pelo Despacho n.º 5087/2017, de 25 de maio). Possui o objetivo de incentivar a criação de espaços de promoção do desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo impacte ambiental, de solidificação de princípios de uso eficiente e produtivo de recursos materiais e energéticos e da apropriação das mais-valias económicas e ambientais de novas soluções por parte das comunidades e populações.

Neste sentido, o Programa dedica-se à criação de LVpD em espaços urbanos com identidade local nos municípios portugueses, de modo a que estes funcionem como espaços de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas integradas em contexto real que promovam a descarbonização da vivência em cidades. As soluções englobam os domínios dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, envolvendo o maior número possível de intervenientes como o município, centros de conhecimento, empresas, indústrias e os cidadãos.

A 2.ª fase consiste na instalação e execução do Laboratório Vivo para a Descarbonização que se irá desenvolver ao longo de 10 meses de acordo com o estabelecido no Plano de Implementação apresentado e aprovado. Será implementado e desenvolvido no centro tradicional da Vila, numa superfície de 4 hectares, atravessada pelo rio de Alenquer.

O Work Package 5 (WP5) compreende o teste de soluções tecnológicas para o aumento da eficiência energética em edifícios públicos. Em termos gerais, visa promover as atividades necessárias para a implementação de um projeto-piloto direcionado para a Biblioteca Municipal. Assim, agrega um conjunto de operações de base tecnológica e inovadoras que procuram reduzir os consumos energéticos do edifício, no sentido de se caminhar para um edifício de consumo energético reduzido (NZEB).

Do WP5 faz parte, a O5.1 “Sistema de Climatização e Produção de Energia Renovável” que tem como objetivos:

  • Conversão do edifício num potencial Nearly Zero Energy Building (NZEB);
  • Validação e teste de novas soluções tecnológicas (baixo carbono) de produção renovável de energia;
  • Aumento da percentagem de energia consumida proveniente de fontes renováveis;
  • Promoção e avaliação do potencial de replicação das soluções tecnológicas nos edifícios públicos do concelho, caso se verifiquem resultados positivos ao longo do plano de implementação.

De forma resumida, pretende-se implementar na Biblioteca Municipal de Alenquer tecnologias com base e energia renováveis que conjuntamente com medidas de eficiência energética convertem o edifício num edifício de emissões nulas ou tendente para tal. Assim, deverá ser instalado um sistema de climatização híbrido, com base em energias renováveis (fotovoltaico, solar de concentração térmica e biomassa) de forma a colmatar as necessidades energéticas do edifício, tanto em termos térmicos como elétricos.

Atualmente o edifício está equipado com um sistema de climatização baseado na utilização apenas de energia elétrica, o qual deixou de funcionar já a alguns anos, pelo que a climatização do edifício é inexistente. Com este projeto pretende-se instalar um sistema global o qual irá colmatar as necessidades de refrigeração e de aquecimento utilizando uma mescla de renováveis, nomeadamente energia solar e pela utilização de combustíveis de biomassa.

No local existe um sistema de climatização térmica desativada. O sistema a propor deverá ser integrado a montante do sistema existente, substituindo-o e fazendo uso das condutas de climatização para transpor a energia para o interior do edifício, pretendendo-se que o sistema a instalar seja o menos evasivo possível.

O objetivo desta intervenção é testar soluções tecnológicas inovadoras onde é promovida a experimentação dessas mesmas soluções, integradas em contexto real, por forma a aumentar a eficiência energética de um equipamento público (Biblioteca Municipal), reduzindo os consumos energéticos em climatização e melhorando o conforto térmico dos equipamentos públicos.

Por forma a obter um resultado eficaz, é vital que um projeto de execução seja desenvolvido pela empresa que possui o know-how das soluções que integradas, sejam componentes de um sistema original, complexo, avançado e porventura revolucionário nesta área.


« voltar










2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação