Página Inicial
19 de Fevereiro de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Festas e tradições
Procissões dos Passos



   A Quaresma está carregada de tradição no concelho. Em semanas seguidas realizam-se as procissões do Senhor dos Passos: no terceiro domingo da Quaresma em Alenquer e Aldeia Galega, no quarto domingo da Quaresma na Merceana, no Domingo de Paixão em Vila Verde dos Francos, na sexta-feira depois do Domingo da Paixão em S. Domingos de Carmões. 
    
   A população das diversas freguesias está presente em cada uma das procissões, transformando, por vezes, os locais em autênticos mares de gente.
    
   Alguns trazem os filhos vestidos de anjos, que costumam levar os símbolos da Paixão - escada, sudário, esponja, lanças, dados e outros. Na Merceana conserva-se um bom lote de fatos de anjos antigos, de corte e requinte barroco, concebidos para que a criança vá profusamente ornamentada com os ouros dos familiares ou dos amigos.
    
   Outros vêm cumprir promessas pegando nos andores ou caminhando debaixo deles - estas e outras práticas semelhantes são testemunho de uma grande devoção e respeito popular por estas cerimónias.
    
   A origem das procissões de Passos, que se realizam em toda a Península Ibérica, está ligada à pregação de ordens religiosas que evangelizaram e influenciaram profundamente a zona, com conventos em Charnais, Vila Verde dos Francos e Alenquer.
 
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação