14 de Dezembro de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua

Banco Local de Voluntariado





Perguntas frequentes



O que é o Banco Local de Voluntariado de Alenquer e a qual a sua missão?
É um espaço de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade em vários domínios. O BLV de Alenquer tem como objetivos valorizar e promover o voluntariado, promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e organizações, sensibilizar os cidadãos e as instituições para o voluntariado, divulgar projetos e oportunidades de voluntariado e contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.

O que é o voluntariado?
O voluntariado é um conjunto de ações de interesse social e comunitárias realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. As atividades realizadas no âmbito do voluntariado têm de se revestir de interesse social e comunitário e podem ser desenvolvidas nos seguintes domínios: cívico, ação social, saúde, educação, cultura, desporto, reinserção profissional, proteção civil, defesa do património e do ambiente, etc.

Quem pode ser voluntário?
O voluntário pode ser todo o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

A partir de que idade se pode ser voluntário?
A legislação não faz referência a uma idade mínima, no entanto à semelhança do Instituto Português da Juventude (IPJ) só se aceitam inscrições de voluntários com idade igual ou superior a 16 anos.

Como é que os voluntários se podem inscrever?
Os voluntários podem inscrever-se:
- online no site www.cm-alenquer.pt
- enviando ficha de inscrição de voluntário para bancovoluntariado@cm-alenquer.pt
- efetuando inscrição presencialmente (nos paços do concelho, Praça Luís de Camões, Vila Alta de Alenquer)

Depois de enviar a ficha de inscrição de voluntário, como decorrerá o processo para agendamento de entrevista presencial?
Após a receção da ficha de inscrição de voluntário, o mesmo será contactado via telefone ou por correio eletrónico para agendamento de uma entrevista presencial, na qual serão avaliadas as aptidões e preferências, possibilitando elaborar o perfil do voluntário. Ao voluntário será posteriormente proposto um programa de voluntariado, mediante vaga disponível nos projetos de voluntariado que se encontrem a decorrer.

O que é um programa de voluntariado?
O programa de voluntariado funciona como um compromisso mútuo entre o voluntário e a entidade promotora de voluntariado. O programa tem por objetivo a regulação das relações mútuas, no que diz respeito ao conteúdo, natureza e duração das atividades que o voluntário se compromete a realizar, bem como, a discriminação das funções a desempenhar, periodicidade e a sua duração.

Há um limite mínimo de horas para fazer voluntariado?
Não existe um limite mínimo de horas para fazer voluntariado, o horário a praticar deverá ser combinado com a entidade promotora, de acordo com as suas necessidades e com a disponibilidade do voluntário.

Quais são as organizações promotoras de voluntariado?
As organizações promotoras são entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

Como podem as organizações propor um projeto de voluntariado?
As organizações podem propor um projeto de voluntariado:
- preenchendo o formulário para o efeito em www.cm-alenquer.pt
- enviando o formulário devidamente preenchido para o correio eletrónico bancovoluntariado@cm-alenquer.pt
- solicitando reunião para discussão do mesmo através do correio eletrónico bancovoluntariado@cm-alenquer.pt ou do número 263 730 900

Quais os direitos e obrigações das organizações promotoras de voluntariado?
As organizações promotoras de voluntariado devem:
- Designar um responsável para efetuar o enquadramento, acompanhamento e avaliação do voluntário no decurso da atividade a desenvolver;
- Elaborar e estabelecer com o voluntário um programa de voluntariado, subscrito pelas partes, que defina a natureza, duração e periodicidade da atividade voluntária a desenvolver;
- Garantir a formação específica para os voluntários;
- Assegurar os encargos com a apólice de seguro contratualizado para os voluntários;
- À organização promotora reserva-se o direito de não aceitar o voluntário encaminhado pelo BLV de Alenquer, sempre que considere que o mesmo não se adequa ao projeto a desenvolver, devendo dar conta dessa decisão.

Qual é número máximo de voluntários que se pode enquadrar num projeto de voluntariado?
Não existe um número máximo definido na legislação, no entanto a entidade deve ter sempre presente que o voluntário não vem colmatar a necessidade de recursos humanos. O voluntário deve ser entendido como uma mais-valia para um “projeto” que se realizaria mesmo sem a presença do voluntário.

A organização promotora é obrigada a fazer um seguro de acidentes pessoal aos voluntários?
Sim. Este é um seguro obrigatório que deverá ser pago pela entidade promotora de voluntariado.











Banco Local de Voluntariado

 

2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação