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12 de Dezembro de 2017
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Guia de Apoio ao Empreendedor




Planificar o seu negócio



Para ser bem sucedido, concorrer a fundos comunitários, encontrar financiadores ou parceiros de negócio necessita de elaborar um bom plano de negócio, onde descreverá toda a sua ideia - uma carta de apresentação do seu projeto de negócio.


Identificação do projeto
Análise de viabilidade comercial
Plano de marketing
Posicionamento estratégico
Análise técnica
Viabilidade financeira


Identificação do projeto


Comece por responder às perguntas:

      Quem são os promotores do projecto?
      Que experiência têm os promotores na área?
      Que forma jurídica terá o projecto?
      Em que consiste o projecto?
      O projecto relaciona-se com outros já existentes? Quais?
      Quais os objectivos do projecto?

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Análise de viabilidade comercial


Numa segunda fase, terá de ponderar se o projeto é viável do ponto de vista comercial – tem de certificar-se de que existe mercado para o produto/serviço que vai oferecer e indicar que área será coberta pela sua disponibilização.

A análise da viabilidade comercial consiste em duas fases: a análise de mercado e o desenho da estratégia comercial.

Considere o que vai vender ou que serviço vai prestar, como tem sido a evolução do setor em que se insere nos últimos anos e que perspetivas se lhe traçam.

Depois, concentre-se no cliente. Responda: 
      
      Que necessidades pretende satisfazer o meu produro/serviço?
      A que segmento de mercado se dirige?
      O que valorizam os potenciais clientes?
      Que quantidades serão vendidas em condições normais?
      Que quantidades máximas e mínimas posso comercializar?

Faça assentar os seus cálculos em informações concretas: projeções, quotas de mercado, consultas. É habitual incorporar um estudo de mercado que permita obter informação qualitativa através da consulta a analistas ou da consulta direta aos potenciais clientes. Esta informação facilita um posterior esboço da estratégia comercial.

Imagine diferentes cenários, otimistas e pessimistas, sobre o volume de vendas do negócio.

Conheça a concorrência: condições de venda, preços e relação qualidade/preço, prazos de cobrança, descontos e promoções, canais de distribuição utilizados.

      Quem são os meus concorrentes e onde estão instalados?
      O que oferece a concorrência e em que condições?
      Que nível de concorrência há no sector?
      Existem produtos/serviços substitutos?

Terá de analisar o fornecimento dos materiais de que possa necessitar e antecipar possíveis problemas: quem serão os seus fornecedores e que condições lhe oferecem, o que pode correr mal no fornecimento. Pense no preço, na qualidade, na rapidez e segurança do serviço. Especialmente importante é o nível de competência dos fornecedores que escolher, visto que isso terá um grande impacto no seu projeto.

Por fim, pense na distribuição.

      Quanto custa distribuir o produto/divulgar o serviço?
      Que canais de distribuição se podem utilizar e qual a sua distância?
      Que qualidade e rapidez existe na entrega dos produtos/serviços?
      Que promoções do produto/serviço são habituais?


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Plano de marketing

No plano de marketing tenha em conta toda a informação obtida na análise ao setor e reflita sobre a estratégia a seguir.

     Que necessidades satisfaz o produto/serviço?
      Que caraterísticas tem o mesmo?
      Como se posiciona em relação aos produtos/serviços da concorrência?
      Desenvolva uma estratégia de preços e promoções.
      Qual vai ser o preço dos nossos produtos/serviços?
      Quais vão ser as condições de venda?
      Como se posiciona o preço que apresento perante a concorrência?
      Qual é a evolução prevista do preço?
      Que ações promocionais vão ser levadas a cabo?
      Que custo vão ter as acções promocionais?
      Como se posiciona a promoção do nosso projecto perante a concorrência?
   
Defina, de seguida, como se caracterizará a distribuição dos seus produtos ou serviços.

     Que canais de distribuição vão ser utilizados?
      Como se organizará a distribuição?
      Quanto custará distribuir o produto?

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Posicionamento estratégico


O posicionamento estratégico prende-se com o processo de criação de uma imagem para o produto/serviço/empresa para os consumidores-alvo. Importa caraterizar os traços que vão permitir ao público-alvo situar e distinguir o produto/serviço/empresa. A preocupação será a de conseguir passar uma ideia de credibilidade, que ressalte as diferenças e os pontos fortes.

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Análise téc
nica

Estude a localização do seu negócio:

     Onde se vai instalar?
      Por que se escolhe essa instalação?

A localização do negócio pode ter uma grande repercussão nos resultados. Por isso, deve indicar as vantagens e os inconvenientes da localização escolhida, fazendo alusão a fatores como as condições naturais, o clima, as comunicações, facilidades concedidas na instalação, disponibilidade de provisões para o projecto (sendo muito relevante a disponibilidade de mão-de-obra qualificada).

      Como vai ser o processo produtivo?
      Que opção tecnológica foi escolhida e porquê?

Estas descrições vão servir como base para definir os recursos necessários para pôr em funcionamento o projeto. A partir daqui, serão determinados os investimentos necessários e as necessidades de equipamento e pessoal.

Debruce-se, depois, sobre as obras necessárias e os calendários de investimento.

    Que investimentos serão efetuados?
      Quanto tempo e em que momento serão os investimentos realizados?
      Que importância terão os investimentos?

Há que detalhar as obras necessárias para pôr em funcionamento o projeto, especificando cronologia e relevância.

Logo de seguida, o enfoque tem de recair no investimento: aqueles a realizar em equipamento, referindo a vida útil esperada, o custo de cada instalação e peça ou sua substituição, para que se determinem os investimentos totais.

Enorme importância terá a parte humana do seu negócio: as necessidades de pessoal do projeto, a fatia correspondente aos ordenados, a existência de recursos humanos qualificados no mercado de trabalho terão de moldar o processo produtivo.

As questões administrativas e legais têm de ser vistas do ponto de vista financeiro e da estrutura organizacional. 

      Quanto custará constituir a empresa?
      Que questões legais afetam o projeto?
      Como se organiza a atividade ao nível administrativo?
      A quanto se elevam os custos de administração?

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Viabilidade financeira

   
O capital fixo, o capital circulante, o financiamento, a conta de resultados, balanço e rentabilidade são áreas a explorar, fixando-se valores para cada item.
 
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